As altas temperaturas do verão afetam a maior parte das cidades brasileiras, podendo levar ao maior consumo de energia elétrica
Pensando em minimizar o consumo de energia que a estação mais quente do ano pode acarretar, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis para não deixar seu ambiente consumindo mais energia do que deveria.
1 – Troque lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelos modelos de LED
Você sabia que uma lâmpada LED de 10W ilumina tanto quanto uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W? Isso reflete em uma economia de quase 35% em relação à lâmpada fluorescente e uma economia de 90% em relação à lâmpada incandescente.
2 – Quando não estiverem em uso, desligue os aparelhos da tomada
Mesmo após desliga-los no botão, na maioria das vezes, o aparelho fica em modo “stand-by”, ou seja, continuam consumindo energia, o que pode custar até 10% a mais no fim do mês.
3 – Evite a utilização excessiva do ar-condicionado
Ao optar pelo ventilador ao invés do ar condicionado, pode-se gerar uma economia de até 20%.
4 – Verifique se a geladeira está a pelo menos 10 cm de distância da parede
A distância evita que o calor aumente excessivamente na parte traseira, o que faz com que a geladeira precise trabalhar mais para dissipá-lo.
5 – Combine a iluminação natural com paredes de cores claras
A pintura com cores claras consegue manter o ambiente mais claro por mais tempo em um período do ano que conta com mais horas de sol, como no verão.
6 – Utilize o chuveiro na função verão
Isso pode economizar de 20% a 30% na conta de energia.
7 – Evite banhos acima dos 10 minutos
Além do consumo elevado de energia, isso gera um grande desperdício de água.
8 – Evite remendos em resistências de chuveiros
Além do perigo, isso gera um significativo aumento na conta de energia.
9 – Acumule roupas para lavar e passar
Isso evita o gasto excessivo com várias lavagens na máquina ou acionamentos do ferro de passar. Se possível, evite também a função secadora de máquinas.
10 – Consumo menor do que o gasto mensal?
Caso esteja desconfiado que o consumo é menor que o gasto mensal, a dica é desligar todas as luzes e equipamentos elétricos da tomada e, após alguns minutos, o relógio deve ficar parado. Caso não fique, procure um profissional, pois pode haver indícios de fuga de corrente na residência.