Engenheiros e arquitetos que precisam assinar ART/RRT para a emissão do AVCB podem realizar de forma segura com o Certificado Digital
O documento funciona como a sua assinatura digital. Possui o mesmo valor jurídico da assinatura de próprio punho e dispensa o reconhecimento de firma em cartório. Isso representa agilidade e economia. Com o certificado digital, arquitetos e engenheiros não precisam mais se deslocar para assinar e autenticar documentos.
Os profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura que possuem esse certificado podem comprovam estar regulares e habilitados para exercer as suas atividades como projetos, obras e serviços técnicos por meio da assinatura digital do documento ART / RRT.
*ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – para engenheiros
*RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – para arquitetos
Veja abaixo como assinar o documento ART / RRT com o seu certificado digital:
Qual o melhor certificado digital para arquitetos e engenheiros?
Basicamente existem dois tipos de certificado digital: eCPF para pessoa física e eCNPJ para pessoa jurídica (empresas) com períodos de validade de 12 a 36 meses. No caso de arquitetos urbanistas e engenheiros civil, o certificado digital deve ser o eCPF para assinar como pessoa física responsável pelo projeto.
Posso ter o certificado digital na carteira de identidade profissional do CAU?
Sim, a atual carteira de identidade profissional do CAU é um Smart Card e possui um chip em que pode ser gravado o certificado do arquiteto urbanista. Para utilização do certificado digital gravado em sua carteira do CAU em computadores é necessária a leitora de cartão smart card, disponível para venda na Signa Safe.
Outra alternativa é o certificado digital A1, ou seja, assinatura digital criptografada armazenada diretamente na máquina do profissional.
É necessário ir presencialmente para a sua validação?
Sim, para emissão do certificado é obrigatória a validação presencial do arquiteto ou engenheiro responsável. Para garantir a segurança e autenticidade das informações, você deve apresentar seus documentos originais e serão coletadas as impressões digitais, fotografia digital e assinatura.
Quais documentos são obrigatórios para emiti-lo?
Você deverá apresentar o seu documento de identificação original (pode ser a sua carteira do CAU ou RG, CNH, Carteira de trabalho), comprovante de endereço em seu nome (titular do certificado digital) emitido há no máximo três meses. Na Signa Safe nós agilizamos todo o processo para você ganhar tempo, no máximo de 60 minutos seu certificado digital está ativo e pronto para assinar documentos online.
Atenção: não serão aceitas cópias autenticadas em substituição aos documentos originais.
Qual o preço desse documento para arquiteto ou engenheiro civil?
Os certificados digitais variam de preço de acordo com a sua validade e mídia de armazenamento. Na Signa Safe você tem os melhores preços, a partir de R$ 149,90 para certificado digital A1 com validade de 12 meses.
Saiba mais em www.signasafe.com.br