A residência renovada compõe apenas uma das duas moradias, que foram construídas em 1953 de forma geminada, embora já tenha passado por outras reformas
Durante as últimas seis décadas, as residências – que são geminadas – receberam diversas intervenções, deixando-as totalmente distintas, de modo que não era mais possível identifica-las como casas simétricas e ligadas entre si.
O projeto da residência renovada do lar é assinado pelo escritório Aspa, e foi feito em apenas um dos edifícios. As constantes mudanças e ampliações ao longo dos anos, proporcionaram linguagens totalmente diferentes para as duas casas, além das geometrias diferentes, que também confirmam a desvinculação do padrão de casa geminada que era mantido originalmente.
A partir da diversidade da arquitetura do bairro do Restelo e de algumas referências fundamentais da arquitetura moderna, foi criado um novo contexto para a casa, através da inscrição de um novo desenho mais formal.
Ao redesenhar a casa, foi gerado um ambiente semiologicamente bem definido e adaptado à narrativa cenográfica original do bairro, além de passar um sentido de atemporalidade, que traz a ideia de que a casa sempre foi assim.
A simetria da casa encontra-se nos alinhamentos do novo piso e na cobertura plana. A articulação dos espaços interiores é clara e segue uma geometria consistente e funcional, além da intensa presença da luz natural.
Para saber mais, acesse: www.aspa.com.pt