Reforma de apartamento no Itaim Bibi tinha o desafio ampliar a sala, tratar problema de impermeabilização na área externa e repaginar layout
O projeto de reforma, desenvolvido por Fernanda Ocanhas e Sandra Steuer, buscava resolver duas questões importantes para o casal de moradores, que gosta de receber muitos amigos em casa em jantares e festas e queriam aproveitar melhor os espaços com eles e a família, que havia crescido. A primeira questão era aumentar a sala de estar e a segunda, tratar um problema de impermeabilização no terraço, conferindo um novo layout.
Uma peculiaridade interessante do apartamento é que é o único do edifício que tem um terraço externo, pois está no primeiro andar e acima das áreas comuns do edifício do Itaim Bibi. Tem uma laje toda somente para ele, com cerca de 85m², porém essa laje estava apresentando infiltração nas dependências comuns abaixo dela.
Assim, o projeto tinha como desafio a ampliação da sala de estar, aproveitando parte do layout existente e a criação de um novo layout para área externa. A área da churrasqueira foi transferida para a área externa e a sala foi ampliada e integrada à varanda. Os caixilhos que separavam a sala da varanda foram removidos, o piso foi nivelado e a nova área recebeu o mesmo piso de madeira em réguas de perobinha.
“O grande desejo do casal era ter uma lareira a lenha em sua nova sala, assim, aproveitamos a infraestrutura do duto existente da churrasqueira e do forno a lenha para a nova lareira. Optamos em fazer uma lareira suspensa para dar mais leveza ao projeto e a integramos ao novo living” – comentam as arquitetas. Para dar destaque a parede ao fundo, optaram por revestir a mesma com um porcelanato em formato retangular e de textura rústica (que lembrasse pedra natural, mas que fosse mais fácil de limpar) e fazer uma iluminação indireta com sanca para trazer aconchego ao ambiente. Junto a esse living, reaproveitaram as prateleiras e poltrona que os clientes tinham para compor uma nova área de leitura e que estivesse integrada ao novo living.
O local da sala de tv foi mantido, porém, a porta que tinha para a varanda foi removida e colocaram um brise de madeira com as ripas inclinadas e fixas no piso e teto. O brise separa e setoriza a sala de tv, mas permite a entrada de luz natural da grande abertura que está atrás e mantém a integração visual dos ambientes. Para completar, instalaram luminárias de piso, tipo mini-led, que destacam e valorizam o desenho dos brises.
No hall de entrada os clientes queriam algo inusitado e as arquitetas optaram por fazer algo que fosse único. Uma das paredes ganhou uma arte exclusiva feita no local, um desenho com canetões do artista e grafiteiro Rui Amaral. Além disso, aumentaram a largura da porta da entrada e a substituíram por uma pivotante em laca com puxador redondo em madeira, feito sob medida.
A família já morava há alguns anos neste apartamento do Itaim Bibi e no grande terraço só haviam instalado um ofurô, porém, queriam aproveitar com mais qualidade este espaço tão generoso ao ar livre. Por conta do vazamento, uma nova impermeabilização teve que ser feita e esse foi o processo mais complicado e demorado da obra. Para revestir o piso da laje, indicaram um porcelanato de área externa, com junta mínima e com dimensões maiores para evitar um número grande de emendas. Por uma questão estética do condomínio, não foi permitido aumentar as jardineiras existentes. O deck com ofurô foi mantido, apenas desmontado para a nova impermeabilização.
Foi feita uma nova área gourmet com um pergolado de madeira com cobertura de vidro, também obedecendo as metragens permitidas. Nessa área foi criada uma bancada com pia para apoio as atividades, layout com mesa e cadeiras e a churrasqueira portátil. No terraço, aproveitaram o “L” que já existia das jardineiras em planta para criar um living com banco de madeira e uma pira para lenha – um ambiente gostoso para curtir um fim de tarde com amigos e família.
Para saber mais, acesse: Ocanhas Arquitetura e Sandra Steuer Arquitetura