A ideia de organizar a casa surge de uma série de percursos que se articulam sempre a partir da escada, eixo central da casa
A casa de 180m² fica em Calafell (Tarragona, Espanha) e foi projetada para a convivência da família de Juan e Lídia e os pequenos Aleix e Jana. O objetivo é que os membros da família possam passar o máximo de tempo possível juntos. Então, a ideia de organizar a casa surge de uma série de percursos que se articulam sempre a partir da escada, eixo central da casa.
A localização é maravilhosa: na avenida que liga a vila à praia, perto de todos os serviços e com grande tranquilidade. Mas em uma rua de pedestres. Assim, o objetivo era claro: manter a privacidade cumprindo com os regulamentos urbanos da área. É por isso que optamos por mover a entrada da casa para uma lateral e criar uma fachada cega. Assim, seu volume permite contemplar os espaços verdes interiores e reservar alguma privacidade da rua de pedestres. No interior, uma grande escada metálica articula o percurso da casa e passa a ser o eixo que distribui as áreas comuns: todo o pavimento e um amplo corredor-quarto que organiza o primeiro piso. Este espaço polivalente pode ser transformado em sala de estudo, de jogos ou pode ser, no futuro, outro quarto para um novo membro da família.
Queremos tornar a construção mais humana, por isso trabalhamos com matéria-prima: cerâmica, concreto e madeira. A construção seguiu o método tradicional e uma vez concluída a estrutura, as paredes e tetos foram forrados com isolamento em madeira para garantir conforto nas alterações térmicas de forma natural e respirável.
O arquiteto Jesús Perales tem seu escritório em Barcelona – ES. Para ver mais projetos dele, visite o site www.jesusperales.es