Apartamento com área social integrada e janelas voltadas para cartões postais cariocas, como o Pão de Açúcar e o Aterro do Flamengo
Localizado no Flamengo, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 126m² foi comprado pela engenheira elétrica Paula, 35 anos (atualmente diretora técnica de uma empresa de consultoria), após oito anos morando em um apartamento alugado no mesmo bairro, a duas quadras do atual endereço.
Indicado por colegas de trabalho, a moradora procurou o jovem arquiteto João Panaggio, 26 anos, para fazer um projeto de reforma total, com decoração integralmente nova, que contemplasse todos os cômodos do imóvel. “As primeiras paredes foram quebradas no dia da entrega das chaves, aproveitando o período de trâmite da compra para iniciar o projeto”, conta Panaggio. “Desde o primeiro momento, tive muita liberdade de criação. O principal e praticamente único pedido da Paula foi a integração dos espaços. Passamos por um processo de quatro estudos em planta até entendermos juntos o mais adequado a ela”, acrescenta ele.
O projeto teve como ponto de partida a paisagem carioca vista pelas janelas, com destaque para um conhecido cartão postal da capital carioca: o Pão-de-Açúcar. Todo o projeto, desde o layout dos ambientes até a paleta de cores, levou o protagonismo da vista em consideração. Embora integrados, os ambientes da área social ganharam diferentes materiais para setorizar os espaços – em comum, o arquiteto optou por uma paleta de tons neutros. “Na sala de jantar, o painel em marcenaria, em um tom claro de madeira, contrasta com os móveis ebanizados. Na sala de estar, o tijolinho branco confere um clima mais despojado, aliado à iluminação em trilhos. Na varanda, a textura de cimento queimado cobre piso, paredes e teto, formando uma caixa. A serralheria na cor preta e os móveis com fibra natural complementam o visual”, explica o arquiteto.
Entre as principais modificações na planta do apartamento, o quarto e o banheiro de serviço foram convertidos em lavanderia; a antiga lavanderia foi integrada à cozinha, possibilitando o acesso à janela com vista para o Aterro do Flamengo; as paredes entre a cozinha e a sala de jantar foram removidas, integrando os espaços; o lavabo foi reestruturado, abrindo espaço para um roupeiro; a suíte de hóspedes foi redimensionada, cedendo mais espaço para os armários, mobiliário e canto de leitura na suíte principal. Já o closet da suíte de hóspedes foi integrado ao cômodo e banheiro também foi redimensionado, aumentando a bancada e a área do box. Na varanda, que já era aberta para a sala, foi criada uma bancada/móvel bar. “Originalmente, a varanda era parte do quarto de hóspedes. Em uma obra anterior no imóvel, ela foi integrada à sala. No projeto atual, a antiga porta entre o quarto de hóspedes e a varanda foi trocada por uma esquadria, separando os ambientes sem bloquear a vista”, conta o arquiteto.
Segundo João Panaggio, o maior desafio deste projeto foi a integração dos espaços, uma vez que ele teve que lidar com diversas interferências, como colunas do prédio, elementos estruturais e infraestruturas que dificultavam criar um ambiente único, sem divisórias. “A planta original possuía muitos compartimentos isolados e espaços inutilizados, como quarto e banheiro de serviço. Diante das demandas trazidas pela cliente, esses espaços foram eliminados e fizemos uma nova planta, criando um plano aberto de 72m² que compreende toda a área social do imóvel, com amplitude, iluminação natural, ventilação e vista para o Pão de Açúcar e para o Aterro do Flamengo”, descreve o arquiteto.
Após a execução do projeto, que consumiu oito meses no total, o apartamento passou a ter sala de estar e jantar integradas à varanda, cozinha, lavanderia, lavabo, suíte de hóspedes, suíte principal. “A divisória em vidro canelado que separa a lavanderia, sem isolar o cômodo por completo, permitindo a entrada de luz e assumindo o espaço como parte da casa, sem escondê-lo”, finaliza ele.
Arquiteto João Panaggio – Panaggio Arquitetura – @joaopanaggio