A atmosfera do Apartamento Xilo é reforçada pelos elementos em madeira, cores quentes, xilogravuras e materiais cerâmicos
O projeto desenvolvido pelo escritório TAU Arquitetos consiste na reforma de um apartamento de 67m², em um edifício novo localizado na Vila Madalena, São Paulo. Através de um gosto pessoal do cliente em xilogravura, arte de entalhe em madeira, encontramos uma forma de incorporar essa estética na decoração. Para tal, utilizamos a textura da madeira natural em contraste com a madeira ebanizada na principal intervenção, que são os móveis personalizados.
Outros materiais utilizados reforçam o conceito do projeto, e o principal deles é o piso laminado em réguas de madeira, que está presente em todo o ambiente, exceto nas áreas molhadas e varanda. Outros pormenores também receberam atenção, como o ladrilho hidráulico da cozinha e do banheiro, cujo padrão remete a um tronco de árvore.
O desenho personalizado da marcenaria é peça-chave para a integração visual do espaço, dessa forma, não temos elementos isolados e sim móveis que cobrem grandes áreas e desempenham distintas funções. Na cozinha, o gabinete superior se prolonga através de uma estrutura metálica, transformando-se em uma sapateira para a entrada. Da mesma maneira, o banco da área externa é utilizado como floreira e baú.
A definição dos móveis e da decoração do apartamento Xilo reforçam a atmosfera do projeto, com a utilização de elementos em madeira, predominância de cores quentes, xilogravuras e materiais cerâmicos.
Arquitetos Filipe Battazza e Raoni Mariano – TAU Arquitetos – www.tauarquitetos.com – @tau.arquitetos