A bancada em madeira de demolição era uma peça existente do cliente que foi reaproveitada, realçando os detalhes rústicos do projeto
Uma cobertura desenvolvida para um jovem solteiro, com estilo de vida saudável e praticante de esportes radicais e yoga, tem projeto de interiores assinado pela Macro Arquitetos, dos sócios Carlos Duarte e Juliana Nogueira.
O cliente vinha de um apartamento com 130 m² e o principal desafio era alinhar as necessidades para a nova metragem reduzida com aproximadamente 70 m². O desejo era por uma nova moradia mais compacta, seguindo a linha minimalista, sem abrir mão de um ambiente aconchegante e com áreas abertas.
O andar superior da cobertura é o ambiente social da casa e conta com uma sala integrada a uma grande varanda que tem vista panorâmica para o bairro de Pinheiros, que confere uma boa iluminação e ventilação natural ao espaço. Por ser uma área de estar com rede, destinada para a prática de yoga e meditação, foram dispostos poucos móveis com a proposta de manter espaços mais livres.
No andar inferior, a cozinha é integrada para proporcionar amplitude. Como o morador tem o hábito de tomar água de coco natural diariamente, o escritório optou por adicionar uma estrutura superior a bancada da cozinha em serralheria em chapa de aço perfurada, para estocar os cocos, tornando prático para o dia a dia, além de garantir a personalidade do cliente ao visual.
A antiga varanda foi transformada em uma área de home office, que incorporado com a cozinha, ficou mais amplo e iluminado. A bancada em madeira de demolição era uma peça existente do cliente que foi reaproveitada no novo apartamento.
Por ser um apartamento compacto, aproveitar o espaço embaixo da escada foi fundamental. De forma funcional e versátil, os arquitetos criaram uma marcenaria sob medida, que gerou mais compartimentos e colaborou com a organização do apartamento, uma solução que também trouxe cor ao projeto. O corredor dá acesso à área de serviço pequena, que conta com o apoio dos armários da escada.
Atrás do painel de madeira fica a suíte principal da cobertura. O acesso é feito por uma porta pivotante, que está oculta no painel e ao seu lado foram dispostas algumas canaletas metálicas pretas, que possibilitam o apoio de quadros de maneira livre, sem a necessidade de furá-lo. O antigo lavabo deu espaço ao closet.
A iluminação foi feita por trilhos com spots de iluminação direta e com pontos de iluminação indireta, como as fitas de LED que foram instaladas no perfil da serralheria da ilha. Já no terraço, foram dispostas luminárias de piso, criando alguns fachos de luz.
Macro Arquitetos – www.macroarq.com – @macroarq