TILT é o conceito gerador da proposta e caracteriza o movimento de rotação, em 3 eixos, do volume que constitui a área social da casa
O desafio proposto para Mutant Architecture & Design foi a realização do projeto de uma casa térrea em um terreno morfologicamente regular, uma área urbanisticamente estabilizada em uma zona residencial de Gondomar – Portugal, dotada de vários aglomerados de habitações unifamiliares e alguns edifícios de habitação coletiva.
O fato de o terreno articular duas frentes, para ruas com níveis altimétricos distintos, promoveu a possibilidade de implantar a casa a uma cota intermediária e assim separar estrategicamente o acesso a pé com o de garagem.
TILT é o conceito gerador da proposta e caracteriza o movimento de rotação, em 3 eixos, do volume que constitui a área social da casa. Este movimento permitiu encaminhar à entrada na habitação e em simultâneo potenciar o espaço destinado ao logradouro conferindo-lhe privacidade em relação à Avenida Miguel Bombarda, caracterizada por uma maior afluência de trânsito. Este movimento acrescenta ainda uma alteração dinâmica do pé-direito, enaltecendo a sala.
A organização programática foi implantada de acordo com os pontos cardiais, com especial atenção no movimento de rotação solar, com os quartos implantados ao nascente e por sua vez virada para a via de acesso com menos trânsito (Travessa Miguel Bombarda), orientada para o lado mais intimista do jardim. A suíte master fica mais a sul deste volume e por sua vez relaciona-se com a área da piscina. A cozinha foi implantada no centro da casa, potenciando as diferentes relações com os vários espaços que compõem o programa; a sala também está no centro do terreno, beneficiando-se da luz solar nascente/sul/poente, de onde é possível ter uma ampla relação visual com todo o exterior.
Mutant Architecture & Design – www.mutant.pt – @mutant_architecture