“Acima de tudo tinha que ser acolhedor, tinha que ser o lugar preferido de meus clientes, tinha que ser um porto seguro”
Já conhecia bem o perfil da família, pois havia assinado o projeto do imóvel anterior deles. Desta vez foi ainda mais especial porque, desde o início, ajudei na escolha do apartamento novo, focando na viabilidade do espaço “versus” as necessidades desse casal.
Assim como o imóvel anterior, este também se encontra no famoso bairro de Moema em SP, com metragem mais ampla e muito mais iluminação. As premissas de projeto giraram em torno disso e resumiam-se basicamente em aproveitar ao máximo a luz natural, proporcionar um ambiente acolhedor, aconchegante e elegante e, por fim, abusar da integração dos espaços.
O que norteou o projeto foi a integração dos ambientes. Os 4 quartos viraram dois e assim ganhamos um Home Theater e uma suíte realmente master, que ganhou amplitude com a derrubada de uma parede que antes separava a suíte de um dos quartos. Integramos toda a área social, com a abertura de um outro quarto para a área de living. A parede que antes separava sala de jantar e cozinha também foi retirada, dessa forma praticamente redesenhamos a planta do apartamento e promovemos uma maior circulação e interligação entre ambientes.
Durante o projeto desse novo Lar, recebemos a mais esperada notícia: a família aumentaria, por isso designamos o último quarto, que seria um home office, para o mais novo membro da família.
Acima de tudo tinha que ser acolhedor, tinha que ser o lugar preferido de meus clientes, tinha que ser um porto seguro. E para tornar tudo isso real eu queria um ambiente que remetesse a identidade deles nos detalhes, que os materiais utilizados ao longo dos ambientes remetessem a memória e história dos dois.
Para chegarmos em décor sofisticado, contemporâneo e elegante, apostamos em boas soluções de marcenaria, revestimento atemporais, uma paleta de cor leve e um layout integrado e fluido.
O tom amadeirado da marcenaria e as ripas e painéis das paredes cumprem a função de aquecer o lugar, isso aliado à utilização de elementos naturais como as pedras e mármores, que trazem equilibro a sensação de leveza e sofisticação.
A paleta de cores foi escolhida visando um décor intimista e leve, composta em sua pluralidade por tons pasteis. O uso de lâmina de madeira (carvalho americano e freijó), pedras naturais em tons claros, como travertino romano e bruto, palhinha natural e mármore paraná proporcionam fluidez e exibem texturas distintas e completamente conectadas umas às outras.
Em alguns ambientes, utilizamos um toque de cor, como uma provocação à monotonia. O lavabo todo em terracota foi composto por ladrilho hidráulico em seu piso e meias paredes, além disso recebeu aplicação do efeito velvet da Coral, na mesma cor o que ajudou a evidenciar ainda mais os metais pretos.
Diante de muitos elementos de linhas retas, optamos por alguns pontos de destaque mais orgânicos e curvos, como os sofás e banquetas e os pendentes e objetos de arte da estante do living, que oferecem movimento ao décor e quebram a rigidez da geometria.
Escritório Daz Hauz – @_dazhauz