Com o tema “Infinito Particular”, ambientes são assinados por arquitetos que veem no Rio de Janeiro a inspiração para a criação de projetos
Veja mais alguns de seus ambientes:
Café da Casa
Aconchego. Se há uma palavra que pode transcrever o conceito adotado pela arquiteta Vivian Reimers para o ‘Café da Casa’, espaço projetado por ela para a CasaCor Rio, é essa. A proposta é que os visitantes da mostra – e mesmo quem nela trabalha ou expõe – ache nesse ambiente um refúgio para encontros e autoencontros.
Aqui no Brasil, terra que a boliviana Vivian adotou como lar, diz-se que “a cozinha é o coração da casa” e, com essa premissa, a arquiteta estende esse sentimento de acolhimento para o seu projeto. Com um olhar apurado, a responsável pelo escritório VRO Arquitetura apresenta um ambiente em que o verde explode nos detalhes e traz a exuberante mata atlântica, um dos símbolos cariocas, para dentro do projeto. Nas palavras dela, o uso do verde em diversas partes do projeto reflete o jeito carioca de morar.
Arquiteta Vivian Reimers – www.vivianreimers.com.br – @vroarquitetura
Espaço Mels Brushes
Uma das premissas do projeto do arquiteto Rafael Mirza era não rivalizar de forma nenhuma com a arquitetura da casa em que ocorre a mostra. “A Residência Brando Barbosa é lindíssima e não queríamos que nosso espaço fosse de encontro com estilo, a cor da fachada ou qualquer outro elemento”, explica Mirza. Como o Espaço Mels Brushes está localizado no jardim, com dois canteiros lindos de pedra no entorno, Rafael optou por usar acabamentos que remetessem aos elementos naturais. Por isso, as fachadas são revestidas com pedras e o deck é todo feito em madeira, assim como o teto e paredes do interior do espaço, Para criar ainda mais elegância e conexão com os elementos naturais, o balcão é feito em mármore e, passarela de entrada, em porcelanato. A natureza está presente nas plantas do entorno; nos cachepots internos e externos com plantas. além dos quadros e do painel da parede.
Rafael Mirza – @rafael_mirza
Loja da Casa
Loje e refúgio: essa é a proposta da arquiteta Fernanda Medeiros para um espaço comercial da CasaCor Rio. A ‘Loja da Casa’ é um local onde se possa estar com a família e amigos, onde estar e jantar são integrados e repletos de materiais naturais, como as pedras que revestem as paredes internas. Outro ponto que traz a sensação de casa para o espaço, que abriga a Loja Santa Cruz Home Bazaar, é a biofilia: o pergolado é cercado de um exuberante verde que abraça o visitante. A grande estante em L, além de expor os itens da loja, pode ser adaptada para salas residenciais, com objetos afetivos ou obras de arte, por exemplo. Além disso, a arquiteta criou um cantinho para home office, cômodo que se torna cada vez mais essencial em qualquer casa.
Fernanda Medeiros –@fernandamedeirosarquitetura
Pavilhão 22
Assinado pelo arquiteto Mario Costa Santos, o projeto é uma homenagem à Semana de 22 e traz um olhar modernista à arquitetura contemporânea. O Pavilhão 22 foi pensado para respeitar e ressignificar a arquitetura da icônica residência em que a mostra acontece. Logo, o maior desafio foi a inversão de olhares. Numa, o olhar de dentro para fora, agora olhar de fora para dentro. O jeito carioca de morar se reflete através dos grandes planos livres e permeáveis, o paisagismo com a inspiração tropical, a valorização das áreas externas, dentre outros aspectos.
Mario Costa Santos –@mariocostasantos
Hall e Lavabo
Harmonia entre o novo e o antigo. As arquitetas Manuela Santos e Paula Scholte provocam o olhar do espectador através do contraste de instalações de arte contemporânea e peças inovadoras de design com a belíssima arquitetura clássica da residência. Os azulejos portugueses, que fazem parte da história da casa, ganham destaque, portugueses que fazem parte da história da casa, assim como os lindos vitrais do lavabo e o teto adornado do hall. No lavabo não há o uso de espelhos. As arquitetas optaram por pendurar uma moldura vazada enquadrando o jardim da casa. “Acreditamos que, no momento em que estamos, as pessoas estão cada vez mais sentindo a necessidade do contato com a natureza e de um momento de reflexão”, pontuam.
Manuela Santos e Paula Scholte –@manuela.santos.arquitetura – @paulascholte.studio
CASACOR RJ – www.casacor.abril.com.br – até 26 de junho
Local: Residência Brando Barbosa – Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico