O morador queria uma área social confortável para assistir partidas de futebol, fazer um churrasco e cozinhar com os amigos
A história deste apartamento no Brooklin, bairro de São Paulo, começa com uma escolha acertada do morador, um empresário de 29 anos – ele já morava de aluguel no mesmo prédio e buscava um apartamento para compra no mesmo edifício, pela proximidade com o trabalho. Surgiram duas oportunidades de venda: a primeira em um andar mais alto e com o apartamento mais bem conservado, consequentemente com o valor também mais elevado; a segunda em um andar mais baixo, com o apartamento um pouco mais deteriorado. O cliente optou pela compra mais em conta, pois sabia que, dessa forma, conseguiria investir em um projeto muito mais personalizado.
Para reformar o apartamento de 85m², adequando-o às suas necessidades, ele recorreu às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos, por indicação de uma amiga do trabalho, que seguia a página da dupla no Instagram. Ele desejava um apartamento onde pudesse receber vários amigos para assistir partidas de futebol, fazer um churrasco ou cozinhar, de forma que houvesse interação de qualquer lugar da sala, cozinha ou varanda.
Para atender ao pedido de priorizar a área social, a sala, a cozinha e a varanda seriam centralizadoras da confraternização, o que levou à remoção das paredes que dividiam esse espaço. “As demolições mais consideráveis foram das paredes que configuravam um terceiro quarto, da parede que separava a varanda da sala e da meia parede da cozinha americana, para unificar todos os espaços em um só, criando uma sala bem ampla e possibilitando uma grande ilha na cozinha. Além disso, removemos também todo o piso do apartamento, igualando os níveis, para conferir a sensação de continuidade”, explica Daniela Miranda. O restante do apartamento também passou por modificações, transformando um dos quartos em mais uma suíte, ao reverter um banheiro que antes abria para o corredor.
As arquitetas também tiveram um cuidado especial ao dispor as funções na área social, de modo que todos os ambientes se comunicassem e pudessem se voltar para a TV, que pode ser vista também da varanda. Outro ponto de atenção foi a altura das bancadas, adaptadas para um metro, de forma que ficasse confortável para o morador, que é bem alto.
Na decoração, a cor verde se destaca nas paredes da sala. “O cliente nasceu em Recife e pediu algum toque de cor em seu apartamento. Resolvemos trazer o verde, em referência à cor esverdeada das águas do rio Capibaribe, o mais importante rio pernambucano”, conta Tatiana Galiano. A marcenaria em freijó com detalhes em cinza e preto complementam o visual, conferindo um clima intimista e masculino. Para revestir a parede da churrasqueira, as arquitetas escolheram a pedra de ardósia negra, da Mosarte, em vez do tradicional tijolinho, o que conferiu uma aparência mais sofisticada. Todo mobiliário é novo, com destaque para a poltrona Mole, um sonho de consumo antigo do morador. Quadros e peças de decoração são do acervo afetivo do cliente.
O acesso para a área íntima se dá por uma porta de correr, camuflada no mesmo tom verde da parede. O quarto principal ganhou uma iluminação indireta e aconchegante, para conferir relaxamento, com uma paleta de cores branca, cinza claro e preto, complementada pelo freijó da marcenaria. Cada espaço foi bem aproveitado no projeto: “transformamos uma espécie de cubículo que sobrava no quarto para fazermos um mini closet, com porta-camarão”, conta Tatiana.
O resultado é um apartamento aconchegante, bem aproveitado e que atende a todos os requisitos do morador. “Tivemos muita tranquilidade em executar essa obra, muito provavelmente por causa deste cliente, que sempre foi compreensivo, educado e muito atencioso durante todo o processo. Ele teve a preocupação de buscar sua personalidade e identidade em cada detalhe da decoração, então sentimos que ficou realmente um espaço muito personalizado, que expressa claramente quem mora ali”, conclui Daniela.
Autoria do projeto: Arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório MEMOÁ ARQUITETOS – www.memoaarquitetos.com.br – @memoaarquitetos