As cores vibrantes, que surgiram de um processo investigativo junto com os clientes, arremata­ram cada cantinho do apartamento

O apartamento estava em bom estado, mas convocava a uma transformação que levasse em consideração a forma de morar do novo morador. A valorização do espaço social para rece­ber amigos e cores foram suas principais solicitações. O imóvel que contava inicialmente com 3 quartos, sendo um deles suíte, seria adaptado de forma a um desses quartos integrar a sala e como forma de valorizar o imóvel, foram sugeridas mudanças que resultaram em 2 novas suítes. O futuro morador queria uma sala ampla, com o home office integrado a área social, com cores e evidenciando um estilo industrial.

A iluminação era algo fundamental também, pois um dos pontos importantes era que fosse possível criar cenários, seja a casa toda acessa, uma iluminação mais intimista ou uma iluminação para receber os amigos. Com isso, a iluminação ficou por conta do trilho na viga de concreto, gerando iluminação direta e indireta, que é mais agradável para ambientes residenci­ais.

O primeiro grande desafio foi encarar esse projeto em meio a pandemia, o que nos con­vocou a pensar apresentações mais didáticas e que convocasse os clientes a pensar e participar das reuniões, que foram quase todas em modo remoto.

O segundo grande desafio, foi a distância, pois estamos em São Paulo e esse projeto e obra no Rio de Janeiro. A distância é sempre um desafio possível de ser enfrentado, mas que convoca a uma boa comunicação, com transparência e cuidado. Foram feitas 3 visitas ao longo do processo, e aqui o segundo desafio se encontra com o primeiro, pois as visitas eram muito importantes e por isso foram feitas com todo cuidado necessário frente a pandemia que estamos vivendo.

Em relação ao desafio construtivo, foi algo mais simples, pois a intenção era fazer uma obra rápida e com pequenas intervenções. Com isso, foi importante encontrar soluções como a instalação do piso vinílico sobre o porcelanato existente, pensar a pintura e as mar­cenarias como as principais intervenções arquitetônicas.

Há um ponto do projeto que inicialmente achamos que poderia ser um desafio, que foi decisão de remover o forro de gesso e resgatarmos a laje existente. E nesse ponto tive­mos uma boa surpresa, com a laje em concreto aparente que estava em um ótimo estado. Assim conseguimos aumentar o pé-direito da área social e a própria aparência do concreto aparente compôs com um estilo mais industrial convocado pelo novo morador.

As cores vibrantes, que surgiram de um processo investigativo junto com os clientes, arremata­ram cada cantinho do apartamento. Uma boa dica é setorizar pinturas de acordo com cada ambiente a partir de uma paleta de cores que conversem entre si e que vá de encontro com seu gosto pessoal e sua história. No Apartamento Rio, apenas com a pintura marcante e um novo gabinete, o lavabo foi completamente ressignificado.

Na cozinha a intervenção foi pontual, pois estava em ótimo estado e não fazia sentido passar por um quebra-quebra. Mas para que a cor chegasse e invadisse a cozinha e também correspondesse à demanda de ter mais espaço, propusemos uma marcenaria de apoio o balcão junto a um painel onde estão os quadros de luz.

Como mostramos no moodboard, as cores seriam inseridas pontualmente, a partir de uma paleta de cores bem vivas. Na sala, as cores ganharam espaço no mobiliário e no painel da tv, fazendo contrapon­to com os tons neutros do teto em concreto e da estante preta de serralheria.

Outra boa dica é planejar toda a obra antes de iniciar a execução. Nesse projeto começamos pelos sonhos e desejos dos moradores, alinhamos expectativas e analisamos as potencialidades do imóvel para projetar boas soluções de espaço. Depois de aprovar o layout e as soluções de projeto, fazemos uma documentação técnica, com desenhos detalhados e bastante informação, para ter uma obra bem planejada.

Arquitetura: Maria Raquel Rangel e Julio de Luca, Sertão Arquitetos –  www.sertaoarquitetos.com.br@sertaoarquitetos