Conheça projetos atuais da arquiteta Ana Rozenblit, onde as cores ditam o tom das cozinhas com uma essência moderna, atemporal e sofisticada

Em um passado não muito distante, as cozinhas coloridas eram uma tendência na decoração de praticamente todas as residências, que incluíam jogos de armários e eletrodomésticos com tonalidades fortes e vibrantes. Os azulejos chamativos e com muitas cores também tiveram grande influência no décor desses ambientes, principalmente entre o final dos anos 1950 e ao longo dos 1960, que catapultaram a Pop art para todos os departamentos de consumo, inclusive na arquitetura, seguindo o movimento encabeçado por grandes artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring.

Com o ápice das cores durante os anos 1970 e 1980, as cozinhas, inclusive dos brasileiros, ganhava uma paleta cada vez mais vibrante que só viria a ganhar a discrição com a chegada dos anos 1990 e 2000, quando as a intensidade foi ficando de lado, dando lugar ao ambiente mais neutros e clean, principalmente com o cinza e o branco em voga. Porém, como as tendências de moda costumam ser revisitadas, as cozinhas coloridas voltam para reavivar nossos dias e inspirar os amantes de decoração.

Confira alguns projetos de cozinhas exuberantes, modernas e com cores na medida certa – projetadas pela arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior!

Na calma e intensidade do Azul

Com um mobiliário azul vigoroso, os armários de acabamento laqueado trazem um detalhamento muito especial nas portas e gavetas, arrematadas com os puxadores-concha. O design da cozinha segue uma mescla entre os estilos moderno e clássico, resultando em alegria e um toque todo especial ao ambiente.

A cozinha faz parte do apartamento de uma digital influencer e personal branding e ganhou ainda mais sofisticação com o piso marmorizado. No planejamento inteligente da marcenaria azul, todos os eletrodomésticos são acoplados com classe e elegância.

A harmonia do Verde-Oliva

Com o mobiliário executado num verde-oliva lindo, combinamos acabamentos fosco e brilhante com profundidades diferentes, resultando no equilíbrio e, ao mesmo tempo, um movimento interessante”, explica Ana Rozenblit sobre essa cozinha colorida, projetada em sua própria casa.

Além do visual exuberante, o cômodo é extremamente prático, com lugar de sobra para guardar cada item, bem como fruteira e eletros embutidos. Os materiais resistentes são outro ponto chave do projeto, com a presença de bancadas de granito e piso de porcelanato que remete ao efeito do mármore.

A vivacidade do Amarelo

Muitas vezes pensamos em cores no décor como algo vivo e vibrante, esquecendo que elas podem ser usadas para transmitir delicadeza e discrição, apenas como um ponto de iluminação. Neste lindo projeto de uma cozinha minimalista, localizada em um apartamento em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, os pontos amarelos garantem que o espaço seja alegre, delicado e divertido.

O revestimento de tijolinhos deixa a cozinha ainda mais aconchegante e com ares campestres, ideal para o imóvel que é o primeiro de uma jovem que veio do interior para a capital paulista com o propósito de trabalhar e estudar. Na cozinha planejada, foi destacada a marcenaria lateral, dando a sensação de amplitude no ambiente.

Preto e Branco

Uma alternativa para colorir a cozinha é deixar o espaço conhecido como backsplash – aquela área entre a bancada da pia do armário superior, também chamada de frontão – revestido de maneira diferenciada. O material pode ser o mesmo da pedra da bancada da cozinha, ou pequenos formatos podem ser inseridos, como ladrilhos ou tijolos, em cores diferentes. Para esse projeto foi usado a paginação Chevron com cerâmicas pretas e brancas.

Arquiteta Ana Rozenblit – Spaço Interior – www.spacointerior.com.br@spacointerior