Projeto para um apartamento de 70m², no Flamengo (Rio de Janeiro), comprado ainda na planta por um jovem casal, sem filhos
Um casal jovem, sem filhos, comprou este apartamento de 70m², no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro), ainda na planta e, assim que recebeu as chaves da construtora, encomendou um projeto às arquitetas Alexia Carvalho e Maria Juliana Galvão, do escritório Mar Arquitetura. “Eles pediram a demolição do segundo quarto para ampliar a área social e integrar um escritório à sala, e também para trocar os revestimentos entregues pela construtora por algo com mais personalidade”, relata Alexia.
O projeto da dupla promoveu a integração de alguns ambientes para deixar os espaços mais amplos e iluminados e apostou em portas de correr entre a cozinha, a sala e o escritório para que esses cômodos possam ser isolados, quando necessário.
A combinação da cor preta (presente nas portas/batentes, cadeiras de jantar, luminárias, perfis de iluminação embutidos no teto, prateleiras sobre a tv, portas de correr em serralheria com vidro amarado, armários inferiores e eletrodomésticos) com teto e paredes em cimento imprimiu um toque industrial no décor. Para contrapor e, ao mesmo tempo, trazer conforto e aconchego, a madeira também aparece de forma marcante – ela está presente no acabamento das marcenarias desenhadas pelo escritório, nas persianas horizontais e em alguns móveis. A cor entra pontualmente, a exemplo do sofá estofado com tecido azul jeans e do tapete em patchwork, com listras multicoloridas desencontradas.
Na decoração jovem, “moderninha”, com toques de cor e pegada industrial, é tudo novo. “Investimos em móveis de design contemporâneo que, além do visual, também primam pelo conforto”, pontua Alexia. Na área social, por exemplo, vale destacar as cadeiras de jantar DCW (de Ray e Charles Eames), a cadeira Tourinho (de Daniel Jorge), a mesa de apoio Jardim e o carrinho de apoio Teca (ambos de Jader Almeida) e os dois banquinhos Toti de Bernardo Figueiredo, usados como mesa de centro.
“Nosso maior desafio neste projeto foi ousar nos tons escuros que os clientes nos pediram, sem deixar o resultado final pesar visualmente. Conseguimos atender ao pedido deles, entregando um apartamento aconchegante, com pequenos espaços integrados e bem aproveitados através da marcenaria desenhada por nós”, conclui a arquiteta Juliana.
MAR ARQUITETURA – @mararquitetura