Um projeto atual com o uso de muitos elementos naturais, como a madeira e plantas, presentes em jardim vertical e em vasos
O casal tem por volta de 35 anos com uma filha de um ano. Ao fazermos esse projeto para um apartamento de 297m², em São Paulo, nos inspiramos em ambientes de lazer e de fruição. A ideia era termos ambientes permeáveis em que todos pudessem entrar sem muitas barreiras.
Como o piso existente nas áreas sociais era “frio”, fizemos um projeto que aquecesse os ambientes. Para atingir tal objetivo usamos diversos materiais de revestimento: madeira, cimentício ondulado pintado de branco, laca colorida e tijolinhos. Também revestimos
uma parte do forro do pé direito duplo em madeira.
No pavimento superior, uma atmosfera mais despojada foi conquistada com o uso de pintura cinza imitando cimento queimado, tanto em algumas paredes como no forro de gesso. Na área externa, aplicamos nas paredes um revestimento cimentício que imita concreto aparente.
No andar inferior, criamos um espaço mais cênico próximo à escada, através de um tablado para puffs e vasos. A estante existente foi reformada para receber um grande quadro e também foi laqueada de verde, o que fez com que sua configuração ficasse totalmente
alterada.
Logo na entrada, envolvemos quem chega com painel e forro em madeira. Esse grande painel continua na parede principal do apartamento e esconde a porta que dá acesso à área íntima. Nesse painel, fizemos uma parte ripada com a ideia de emoldurar um grande quadro colorido.
O apartamento tem uma base praticamente neutra, mas demos algumas pinceladas de cor em alguns móveis, como as cadeiras da sala de jantar, sofá e puffs, além de quadros e da grande estante verde.
No andar superior, a cor foi mais ousada, tanto no grande sofá que foi reestofado com um tecido com grande personalidade, assim como no tapete listrado. Em perfeita harmonia com essas cores, colocamos um futon na área externa – um grande futon, que foi escolhido para tomar sol ao invés espreguiçadeiras. O deck, já existente, foi raspado e alterado em sua configuração para que tivéssemos espaço suficiente para esse grande futon. Criamos também um encosto, fazendo com que as pessoas consigam sentar e admirar o lindo paisagismo criado ao redor da piscina.
Um projeto atual com o uso de muitos elementos naturais, como a madeira e as plantas. A vegetação é presente tanto na área externa com o extenso jardim vertical quanto na área interna através de vasos que colocamos embaixo da escada e na sala de jantar.
Uma arquitetura atual deve ser pensada não apenas em seus usos, funções e estéticas, mas também e, fundamentalmente, no bem-estar, no contentamento, na satisfação dos moradores. Consequentemente será a satisfação dos amigos e parentes que desfrutarão de momentos agradáveis no lar dos clientes.
Arquitetura: Vivi Cirello – @vivicirelloarq
Paisagismo: Estúdio Manacá – @estudiomanaca
Produção : Olívia Canato – @oliviacanato