Mostra itinerante em homenagem ao arquiteto português desembarca em três cidades paulistas e finaliza em Portugal no nonagenário de Siza

A marca brasileira de mobiliário Dell Anno dá sequência a sua campanha Singular com a mostra fotográfica itinerante que homenageia o trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em junho deste ano. Após ter início em Porto Alegre, cidade que abriga sua grande obra no Brasil, o prédio da Fundação Iberê Camargo, a Exposição Singular desembarca em três cidades paulistas simultaneamente: Americana, Jundiaí e Sorocaba, dando continuidade ao circuito de “Porto a Porto”. A iniciativa passará ainda por outras localidades com lojas da marca e será concluída na cidade do Porto, em Portugal, onde vive o arquiteto, no mês de seu aniversário.

A campanha da Dell Anno estabelece um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rendeu reconhecimento em nível mundial e o tornou grande influência arquitetônica da atualidade. A Exposição Singular tem justamente como foco a Fundação Iberê, com fotos produzidas no local exclusivamente para a Dell Anno, pelo fotógrafo Roberto Majola. A mostra poderá ser visitada pelo público de 1 a 11 de março, gratuitamente, nas lojas Dell Anno de cada cidade.

Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio da Fundação Iberê está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e possui obras do artista que dá nome à instituição. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

Os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. “É nesse diálogo entre obra e natureza que se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho de Siza. Bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves (RS), onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura. “Indo além na homenagem, a marca traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis – duas superfícies em pedra como solução para o mobiliário, nas tonalidades off-white e acinzentada”, destaca o gerente de Marketing, Rodrigo Silva.

Ficha Técnica

Exposição SINGULAR

Prédio: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre

Arquitetura: Álvaro Siza

Criação: Rodrigo Silva e equipe de Marketing Dell Anno

Galerista responsável: Thiago Araújo

Fotografias: Roberto Majola para Dell Anno

Vernissage/Design Talk: Beth Venzon

Assessoria de imprensa: Moglia – Comunicação Corporativa

Hotsite: www.dellanno.com.br/exposicaosingular

Social Dell Anno Sorocaba

O evento de abertura da Exposição SINGULAR na Dell Anno Sorocaba ocorreu em 02/03, e contou com a presença de arquitetos e organizadores (fotos Lucas Bismark)

A Exposição Singular vai até dia 11 de março de 2023

Locais e horários:

– Dell Anno Americana (R. Fortunato Faraone, 743 – Jardim Girassol), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 13h

– Dell Anno Jundiaí (R. Barão de Teffé, 160 – Anhangabaú), de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 14h

– Dell Anno Sorocaba (Av. Antônio Carlos Comitre, 1423 – Parque Campolim), de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 14h


A Dell Anno é uma das mais reconhecidas marcas de móveis planejados do Brasil, referência de estilo, sofisticação e bom gosto. Seus móveis são produzidos há mais de 35 anos pela Unicasa Móveis, num dos maiores e mais modernos parques fabris da América Latina – são mais de 50 mil m² situados na Serra Gaúcha, principal polo moveleiro do país. A empresa é, atualmente, a única do segmento de móveis planejados listada na Bolsa de Valores de São Paulo, processo iniciado em 2012, que implica em máximo compromisso com o profissionalismo e transparência.

Em seu DNA, a Dell Anno carrega a cultura da alta tecnologia, agregando diferenciais de fábrica e maquinário alemão de ponta, como uma linha de pintura robotizada de lacas e uma linha de produção flexível, com possibilidade de oferecer variações milimétricas nas medidas de peças e assim adequar os projetos a diferentes particularidades. Os produtos são pensados por uma equipe própria de arquitetura e design, sempre em sintonia com os principais movimentos de comportamento e design ao redor do mundo.

A Dell Anno é voltada a um público exigente. Seu posicionamento está estrategicamente identificado com a união entre a moda, arquitetura e arte, traduzida no Home Styling, o conceito de “vestir a casa”. Posicionamento que culminou, ao longo de sua trajetória, em parcerias com renomados estilistas assinando superfícies exclusivas, como Reinaldo Lourenço, Animale, Pedro Lourenço, Glória Coelho e Isabela Capeto.

Sendo uma marca diferente, ultrapassa as questões de forma e funcionalidade para “fazer com que a moradia seja a extensão do estilo de vida das pessoas”, afirma Edson Busin, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell Anno.