O apê mescla parte da identidade original e elementos modernos, que refletem a personalidade dos proprietários
Com vista para uma das paisagens mais icônicas do Rio de Janeiro, este apartamento em Botafogo passou por uma transformação para receber os novos moradores, após cinco anos fechado. Localizado em um edifício projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, o apê mescla parte da identidade original e elementos modernos, que refletem a personalidade dos proprietários, um casal que tem dois filhos.
A sala, ao todo, possui 55 m² e é emoldurada pelo Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Enseada de Botafogo, sendo o cantinho favorito dos moradores. Da sala de jantar, os moradores podem contemplar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. A conexão do lar com esses pontos turísticos foi a inspiração para a escolha dos revestimentos e tecidos. Responsável pelo projeto, a arquiteta Ana Cano Milman define a sala como um espaço contemporâneo que abusa da arte.
“Os moradores queriam a base da casa toda neutra e que as cores viessem nas obras de arte e nos detalhes dos móveis, para que dessem alegria à casa“, diz a profissional. Uma das peças que acrescenta descontração ao ambiente, o buffet estava na antiga residência do casal e ganhou uma linda tonalidade de azul, que conduziu o restante da paleta de cores utilizada na sala. Quadros da artista plástica Claudia Ferraz dão ainda mais vida ao espaço.
Além desse móvel, a mesa de jantar está com o casal desde o início do matrimônio e foi repaginada para ser adequada ao décor. Por outro lado, os detalhes de madeira adicionam elegância ao ambiente na medida certa, permitindo o equilíbrio com o clima despojado da composição. Na sala de estar, a mistura de texturas confere um ar único ao projeto. A parede do home é revestida em cimento queimado, enquanto sofá e puff em couro dão um ar mais rústico ao ambiente.
Arquitetura: Ana Cano Milman – @anacanoarquiteta