O projeto de renovação do Falkensteiner Family Resort Lido em Casteldarne, na Itália, mantém sua estética, sustentabilidade e serviços
Um histórico hotel familiar no vale Pustertal – Itália – foi ampliado e redesenhado pelo estúdio noa*. O novo deck de ondas se insere na paisagem e o torna um lugar para esportes e Entretenimento. Onde você pode esquiar, andar de skate ou caminhar no meio da natureza alpina.
Um hotel de grande sucesso tem de ser renovado sem perder a sua identidade, mas sim fortalecendo-o em termos de estética, sustentabilidade e serviços. Este é o problema abordado pelo estúdio noa* no redesenho do Falkensteiner Family Resort Lido em Casteldarne, no vale Pustertal.
É um hotel histórico, o primeiro a ser inaugurado pela família Falkensteiner, que hoje administra um grupo de mais de 30 propriedades hoteleiras em 6 países. Fundado em 1957 na orla da aldeia às margens de um pequeno lago, o resort da família foi gradualmente expandido para atender a um grupo alvo claramente definido, o das famílias com crianças. O objetivo do projeto foi acrescentar novos espaços e funcionalidades que reforçassem esta vocação, criando uma espécie de playground para os pequenos hóspedes e, ao mesmo tempo, um lugar onde os pais pudessem relaxar. Um ponto marcante do projeto também foi a beleza do ambiente alpino, no qual o complexo hoteleiro foi concebido para se integrar harmoniosamente.
A solução proposta pelo noa*, contratada para projetar a nova estrutura, surpreendentemente começou pelo telhado: o tradicional telhado de duas águas do antigo complexo hoteleiro foi substituído por uma grande estrutura de ondas que cobre edifícios novos e antigos, inclinando-se para baixo em ambos os lados até desaparecer no chão. É uma espécie de colina que se mistura com a paisagem cobrindo-se de vegetação, e que se transforma em pista de esqui, pista de patinação, playground, parque aventura, área de lazer e recreação. “Queríamos reunir o antigo e o novo em um todo uniforme”, explica arquiteto Andreas Profanter. “O novo telhado nos permitiu conectar os vários edifícios do complexo e vinculá-los com a natureza circundante. Mas também nos permitiu inventar novos espaços, como a pista de esqui, que enriquecem o que podemos oferecer às famílias”.
BRINCAR NO TELHADO
A cobertura projetada por noa* tem 300 metros de comprimento em uma área de 4.900 metros quadrados e atinge uma altura de 18 metros no centro. É um elemento altamente inovador em termos de forma, tamanho e materiais utilizados. A estrutura foi feita de concreto armado na parte recém-construída, enquanto um sistema de vidas de aço e madeira foi utilizado nas partes onde ela se apoia no edifício existente. É revestida com telhas metálicas que, como uma segunda pele, acompanham perfeitamente as curvas e ondulações da cobertura.
Nessa cobertura espaçosa, atravessada por um trilho circular onde os hóspedes podem desfrutar de um agradável passeio, encontra-se um parque recreativo que oferece várias opções para esportes e entretenimento. Uma das encostas, a leste, é parcialmente ocupada pela pista de esqui de 163 metros de comprimento com um elevador de tapete. Embora aberto a todos os hóspedes do resort, é particularmente adequado para crianças que podem aprender a esquiar com a ajuda de um instrutor sem sair do hotel. Além disso, o fundo artificial permite seu uso durante todo o ano, como também é o caso da pista de patinação, que está localizada no ponto mais alto do convés. Do outro lado, virado ao poente, encontra-se uma grande área de fitness para toda a família, um pista de carros bobby e um mini parque elevado, sob o qual existe um campo de futebol, basquete e outras atividades. Aqui um tobogan de 120 metros de comprimento serpenteia sobre o lago até uma área subterrânea, ocupada por outras áreas de lazer e piscina. O tobogan se destaca na paisagem com sus espirais amarelas brilhantes e se torna o símbolo de um lugar que é dedicado à recreação e aventura de seus pequenos hóspedes.
Ao longo de todo o complexo, os espaços de lazer intercalam-se com áreas verdes que criam continuidade com as florestas do vale. “Nós literalmente trouxemos a natureza ao telhado”, comenta Andreas Profanter. “O objetivo era fortalecer a ligação entre o edifício e a paisagem, sem ocupar mais terreno, mas criando valor agregado e uma nova forma de pensar a sustentabilidade”.
UMA NOVA ESTÉTICA
“Nossa ideia também foi renovar a aparência do prédio original”, acrescenta o arquiteto Wolfgang Heinz. “Nós, portanto, não apenas fechamos as partes novas e antigas de o resort sob o mesmo teto, mas também trabalhamos nas fachadas para fazer os diferentes elementos arquitetônicos interagirem uns com os outros”.
Além da escolha de uma única cor para todas as estruturas das paredes, o uso de padrões geométricos em madeira natural dão ritmo ao edifício, evocando a estética de antigos celeiros alpinos.
A relação entre o resort e o pequeno lago também foi ‘redesenhada’, com a criação de uma colina artificial ao longo de uma das margens, sob a qual o spa para adultos está localizado. Um grande terraço novo se abre para a beira do lago e para a piscina coberta que transborda para o espelho d’água, dando aos hóspedes a sensação de estar sendo autenticamente imerso na natureza.
NATUREZA E JOGO PARA O INTERIOR
A equipa noa* desenhou o interior do resort, tanto as peças novas como as existentes, que foi recentemente estilizado e, em alguns casos, expandido. “Tal como acontece com os exteriores, o design interior foi conduzido, por um lado, pelo objetivo de criar uma atmosfera lúdica e amiga da criança e, por outro lado, por uma referência ao ambiente natural que envolve o resort”, esclarece designer Barbara Runggatsc.
O restaurante, que foi ampliado com esplanada e parque infantil, foi distribuído em três níveis para permitir que todos os comensais apreciem a vista do lago. “A decoração muda a cada nível: dos motivos de inspiração florestal da área mais interna até os assentos em forma de vitória-régia na área intermediária e os juncos que são lembrados pelo formato das luminárias sobre as mesas próximas ao terraço”, explica o designer.
A recém-criada área de buffet contém uma animada atmosfera de mercado com uma variedade de estações na forma de pequenas casas ou de carrinhos de madeira sobre rodas. Diferentes alturas permitem que as crianças tenham acesso e ampla visibilidade das áreas da cozinha e, portanto, da comida que está sendo preparada.
A entrada e a recepção do hotel mantêm o seu traço original, mas com novo visual. Aqui, a presença de inúmeros pilares inspirou uma nova linguagem de design caracterizado por formas arredondadas, cores vivas e decorações que remetem à flora e fauna da floresta. Por fim, um espaço aconchegante com balanços e carrosséis para os pequenos ao lado do salão para os pais.
UM NINHO NO QUARTO
O projeto noa* acrescentou ainda 36 novos quartos aos 82 já existentes. Foi uma oportunidade para definir uma nova tipologia que caracterize a oferta do resort para famílias. Os quartos incluem uma área para pais e outra para crianças, que são separadas por uma divisória de correr, e um amplo banheiro com lavatórios em diferentes alturas. “Na área infantil existem sempre três camas, uma delas é suspensa no teto, uma espécie de ninho-cama inspirada no falcão, que é o símbolo do hotel. Sempre uma oportunidade para brincar e se divertir”, conclui a designer de interiores Caterina Betti.
Falkenstein Family Resort Lido – www.falkensteiner.com – @falkensteiner.lido
noa* network of architecture – www.noa.network – @networkofarchitecture