Apresentamos a Residência Carapicuíba. Sua reforma foi feita em duas etapas, incluindo a remodelação do jardim frontal e da garagem
“Realizamos a criação de uma nova cobertura para a garagem, demolindo a antiga que trazia muita sombra para a casa. A nova cobertura foi feita em estrutura metálica coberta por vidro e ripas de madeira para criar o efeito de meia sombra, que se repete também no pergolado na piscina“, informa o arquiteto Luis Canepa, coautor do projeto.
Durante a reforma também foi feita a pintura e a manutenção de toda a fachada e telhado da casa. Aproveitando a estrutura de madeira do antigo telhado, criamos grandes bancos para o jardim. Solução criativa que contribuiu para dar forma ao paisagismo.
Na entrada da casa, moradores e visitantes deparam-se com o hall, especialmente criado durante a reforma. O painel que suporta o aparador também camufla a porta do lavabo.
Com a reforma, a residência também passou por transformações internamente. Ganhou o lavabo, que antes não tinha. A cozinha foi mudada de posição, tomou o espaço que era um quarto de serviços e lavanderia, ampliando esse cômodo tão importante para os clientes. Sua grande janela em fita ganhou vista para a nova cobertura da garagem.
A sala de estar da residência Carapicuíba também foi alterada. Para manter a linguagem visual, o piso novo da cozinha se estendeu também para este ambiente. Além disso, novos móveis foram selecionamos para compor sua decoração. O piso se estende até a sala de jantar, que também ganhou novos móveis, proporcionando a sensação de integração e amplitude.
Já a área externa foi na verdade a primeira etapa do projeto. “Primeiramente fomos contratados para criar um espaço com sombra na área da piscina e um deck com espaço para fogareiro onde fosse possível contemplar a vista e o pôr do sol”, completa o arquiteto André Ávila.
A área da piscina foi a primeira a ser reformada. Todo o piso em pedra mineira foi revitalizado, visando não desperdiçar o material natural possível de manutenção. Para o pergolado próximo à piscina, foram utilizados pilares metálicos e estrutura de madeira coberta por vidro. Na parte inferior, foram colocadas biribás de eucalipto para fazer o efeito de meia sombra. O deck aproveita o desnível do terreno para criar o fogareiro.
André Ávila Arquitetura – www.andreavila.com – @andreavilaarrquitetura
Luis Canepa Arquitetos – www.luiscanepa.com