O piso original em taco de madeira foi todo revitalizado e as vigas e pilares foram expostos, mantendo sua característica brutalista
Este apartamento dos anos 70, localizado na capital federal, Brasília, cidade projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, grande nome da arquitetura brasileira, precisava de uma reforma. Em seus mais de cinquenta anos, precisava de reparos na parte hidráulica, elétrica e abrir novos espaços para o novo layout.
O piso em taco de madeira, original do apartamento da década de 1970, foi todo revitalizado, as vigas e pilares foram expostos, deixando-o com características do brutalismo. Foi adicionado um painel em L de chapa metálica natural para esconder acesso às áreas dos quartos e permitir integração da cozinha, as paredes em suas texturas de reboco apenas pintadas de branco.
A planta original, com três quartos, sendo uma suíte, foi substituída por uma nova, com dois quartos e ampliação da sala de estar, com janelas amplas e iluminação natural privilegiada.
A suíte principal ganhou um closet, sendo que a outra suíte pode ser utilizada como escritório, sala de TV ou mesmo quarto de hóspedes, um ambiente coringa para o apartamento.
Além desta alteração, o antigo banheiro social foi transformado em suíte e foi projetado um lavabo com revestimento ladrilho hidráulico amarelo, monocromático e contemporâneo.
Na cozinha, os cobogós permitem uma ventilação natural ao mesmo tempo que faz a integração da sala de jantar, que ganhou uma iluminação indireta, com focos pontuais de luz, que complementam a iluminação natural do apartamento.
Os mobiliários e objetos de decoração, escolhidos pelo escritório, trazem a brasilidade tão presente em Brasília, a capital federal.
Maria Araújo Arquitetura – @mariaaraujoarquitetura