A Ornare está presente em sete ambientes assinados por arquitetos que expressam a importância do afeto, do bem-estar e do cuidado nas relações
Ornare, marca internacional de mobiliário sob medida de alto padrão, marca presença na 36ª edição da CasaCor, em São Paulo. Assim como era tradição até 2019, a mostra voltará a acontecer no primeiro semestre, entre 30 de maio e 06 de agosto. O evento será realizado pela segunda vez no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, após o sucesso da edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história da CasaCor.
A Ornare está presente com as linhas Round, Wire, Wall System, Linear, Ikigai, Move, Shaker e Essential em 7 ambientes projetados por Cilene Lupi, Flavia Burin e Bruna Moretti, Quintino Facci, Érica Salguero, Caio Bandeira e Tiago Martins, Adriana Valle e Patricia Carvalho e Bianca Da Hora.
Com o tema “Corpo & Morada”, a CasaCor busca enfatizar a importância do afeto e do cuidado em nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta. “A CasaCor é um evento que representa a vanguarda da arquitetura e do design no país. Este ano, o tema da mostra é ainda mais relevante para nós, pois acreditamos que a expressão da individualidade é fundamental em nossos projetos. A Ornare sempre se preocupa em criar soluções personalizadas e exclusivas, com afeto e cuidado em todas as relações, e é isso que torna a nossa participação na CasaCor tão enriquecedora”, salienta Esther Schattan, sócia fundadora da Ornare.
A empresária reforça ainda o intenso trabalho de colaboração com os arquitetos. “É importante para a Ornare apoiar nossos parceiros e proporcionar ao público da CasaCor o que é tendência, principalmente em móveis de excelente qualidade, ideais para ambientes modernos e contemporâneos”. Conheça os ambientes criados para a CasaCor em que a Ornare estará presente:
O estúdio: “um lar para dar pause”, assinado pela arquiteta Cilene Lupi, foi pensado para proporcionar conforto, paz e recarregar as energias. Projetado para uma personagem feminina jovem da geração Z, apresenta curvas que lembram o corpo feminino, e as cores do espaço são quentes e acolhedoras. Ornare ganha destaque na cozinha. As linhas Linear e Essential, propostas pela marca, se encaixam perfeitamente à estética do Silestone da Cosentino, que em uma composição de encaixes e intersecções, deu origem ao balcão e à mesa da cozinha.
No projeto do Ateliê da Ceramista – Pó e Glória, criado pelas arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti, as linhas da Ornare foram escolhidas cuidadosamente para complementar a decoração serena e elegante do ambiente. Idealizado para uma mulher que tem a cerâmica como hobby, o espaço de 55 metros quadrados foi inspirado na dualidade do corpo e da alma a partir de uma passagem bíblica do livro do Gênesis. O mobiliário selecionado inclui peças com texturas, formatos confortáveis e desenhos delicados que expressam a sutileza do projeto. Destacam-se a linha Linear, na cor Greige Claro, que traz um design minimalista e elegante, e a prateleira Shaker, no metalizado platinum, que adiciona um toque de sofisticação ao espaço.
A Tiny House – Morada da Alma, criada pelo arquiteto Quintino Facci, busca traduzir a relação entre o corpo humano e a arquitetura, por meio de um ambiente que promova o equilíbrio entre o físico e o emocional. O espaço é cuidadosamente planejado e se divide em três áreas principais: área de preparo e refeições, área social e de estar e área íntima. A cozinha é toda equipada com a marcenaria da Ornare, nas linhas Move e Essential. A Tiny House possui 49 metros quadrados e é uma estrutura envolta em madeira e tecido translúcido iluminado, que permite uma sutil percepção do seu interior.
O Loft Solitude, projetado pela arquiteta Érica Salguero, privilegiou sentimentos como tranquilidade e bem-estar na decoração. O espaço é dividido em três ambientes – dormitório, living e cozinha – que combinam materiais nobres como mármore, couro e madeira, com o uso inteligente de cores e iluminação em tons de preto e cru, criando um ambiente relaxante e sofisticado. Logo na entrada, destaca-se a cozinha revestida no preto fosco das linhas Linear e Round da Ornare, painel Wall System com acessórios da linha Move, planejada para ser prática e funcional, com armários e prateleiras que otimizam o espaço disponível. Seguindo o mesmo tom da cozinha, a arquiteta também apostou no uso da linha Wall System da Ornare no closet do dormitório, reforçando ainda mais a sofisticação do projeto.
O ambiente Futuro Urbano by Peugeot, criado pelos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins do Architects + CO, é uma mistura de sustentabilidade e tecnologia com destaque para o carro elétrico Peugeot E 2008, utilizado como elemento de design dentro do loft. O projeto sugere um novo estilo de morar que é pulsante, silencioso e agradável dentro da cidade de São Paulo. Uma das poucas casas na área externa da CasaCor, o projeto de 170 m2 causa impacto logo na chegada, com quarto, living, espaço gourmet, banheiro, varandas e garagem. Os móveis sob medida das linhas Wire e Essential da Ornare aparecem na cozinha, quarto e cozinha e complementam a leveza e estilo inovador do projeto.
A “Casa que Abraça”, criada pelas arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, da Migs Arquitetura, é uma tradução de uma casa para viver e conviver, pensada nos mínimos detalhes, que são os motes do trabalho da dupla. Esse cuidado passa pela curadoria de móveis e obras de arte até desenhar itens que Adriana e Patricia não encontram prontos para dar vida aos espaços que assinam, fazendo desses ambientes ainda mais autorais.As profissionais criaram um ambiente de 138m², onde a madeira, suas ranhuras e texturas reinam como protagonistas, conferindo um ar cozy, bem acolhedor. Ornare está presente na cozinha, na sala de banho e no closet com a linha Shaker e no living com a estante Wire.
O loft Vastu, assinado pela arquiteta Bianca da Hora, do da.Hora Arquitetura, é um espaço de 120m² que, além de refletir a essência do Rio de Janeiro, com pitadas de frescor e descontração, também foi idealizado para ser a residência da própria arquiteta na capital paulista. Para evocar esta atmosfera com sofisticação, e já surfando na onda do “luxo silencioso”, Bianca incorporou elementos naturais (como madeira, pedras, algodão, linho, couro e plantas) à arquitetura de interiores e ainda lançou mão da técnica indiana vastu shastra (que deu nome ao espaço) na concepção do projeto. Integrado por living, cozinha com ilha de cocção, lavabo e varanda, o loft explora, com delicadeza, diferentes texturas e tons naturais – em versões rústicas e contemporâneas – e aposta na elegância dos móveis. As linhas Ikigai e Wall System da Ornare compõem todo o mobiliário da cozinha.
CasaCor São Paulo 2023 – De 30 de maio a 6 de agosto de 2023 – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073