Clínica Árvore do Sorriso traz a natureza para dentro e combina iluminação e design em novo ambiente leve e harmônico
Com 50m², a design de interiores Carol Cunha guia o ambiente da nova Clínica Árvore do Sorriso. Destinado a uma doutora experiente, ele foi projetado para atender as suas preferências e necessidades – apaixonada por natureza e de personalidade calma e tranquila, o seu desejo era transparecer a mesma energia para os seus pacientes.
Mesmo com a planta compacta, o escritório de arquitetura conseguiu aproveitar o máximo possível das áreas, tornando-o amplo e funcional. “Fizemos um bom estudo de layout para otimizar os espaços e escolhemos trabalhar com bastante detalhe em iluminação direta e indireta, formas orgânicas e materiais que remetessem a natureza como bastante tons amadeirados e verde” afirma Carol Cunha.
O projeto que surgiu de um espaço completamente vazio, sem piso ou rebaixo, aproveitou de sua estrutura de cinco cômodos para dar forma a uma recepção, um lavabo, uma sala de atendimento, uma de esterilização, e um Depósito de Material de Limpeza (DML).
A decoração acompanhou o desejo da dentista em trazer a natureza para o interior de seu consultório. Nesse contexto, a cadeira de balanço na recepção, com certeza é a peça de destaque do projeto.
Formada por uma estrutura de madeira, cuja coloração também traz um ar de tranquilidade, ela é composta por finas ramificações que dão vida ao desenho de um caule de uma árvore. As linhas orgânicas se iniciam no teto e têm fim apenas próximas ao chão, onde se encontram com o assento da cadeira de balanço, que é pendurado por dois pêndulos localizados na sua parte de cima.
Além da peça, o projeto luminotécnico também ajudou a tornar a ideia em realidade. As luzes amareladas e embutidas rodeiam o escritório do início ao fim – que combinadas ao mobiliário branco, o piso com aparência de mármore e a pintura das paredes em bege – dão um ar misterioso, suave, limpo e até mesmo clássico ao projeto.
Até mesmo o letreiro da clínica ganhou iluminação embutida e as luzes podem ser combinadas de acordo com a necessidade da doutora e de seus visitantes.
Todos os aspectos do projeto se ambientam ao nome e identidade visual da clínica. Além do balanço, da árvore e das luzes já mencionadas, temos as linhas orgânicas, presentes tanto na poltrona da sala de espera, quanto na bancada da recepção, que juntas à peça de destaque, também trazem um ar de descontração.
O lavabo também é composto por luzes embutidas e tons amadeirados combinados ao branco para dar a ideia de continuidade. Porém, ainda traz mais da natureza para dentro com a adição da parede de folhas.
Design de Interiores Carol Cunha – @carolcunha.design – @clinicademilhoes