O que é e quais são suas principais características? Entenda como uma casa sustentável pode ser, além de ecológica, muito econômica
O conceito de casa sustentável vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Além de ajudar a economizar dinheiro e recursos, as casas sustentáveis são uma excelente forma de diminuir os impactos ambientais. Os avanços tecnológicos vêm sendo um grande aliado das pessoas que buscam por uma moradia sustentável e de baixo impacto ambiental, mas não abrem mão do conforto.
O que é uma casa sustentável?
Uma casa sustentável tem por característica principal possuir um projeto que diminua ao máximo os impactos ambientais durante e depois de sua construção. Outra característica é a captação e o reaproveitamento de recursos naturais. O conceito de casa sustentável pode trazer uma série de benefícios para seus moradores, como:
- Ótimo custo-benefício;
- Versatilidade na construção;
- Redução significativa dos impactos ambientais;
- Desperdício mínimo de materiais;
- Economia de energia elétrica e água;
- Residências mais acolhedoras e saudáveis.
Uma casa sustentável traz inúmeros benefícios para a natureza e seus moradores. Há uma série de adaptações que podem ser feitas, mesmo em uma residência já pronta, que podem transformar o imóvel em uma casa sustentável. Veja alguns dos principais conceitos presentes em um modelo de casa sustentável:
Captação de recursos hídricos
Uma casa sustentável tem como objetivo principal garantir sua autossuficiência, e, quando pensamos na utilização de água nesse tipo de projeto, a captação de água da chuva é uma das alternativas mais eficientes. Através de calhas instaladas no telhado do imóvel, por exemplo, é possível direcionar a água da chuva para reservatórios.
Essa água pode ser usada de diversas formas, como para regar hortas e jardins, lavar roupas, lavar o quintal, usar na descarga, entre muitas outras. Além de ser uma opção ecologicamente correta, essa prática ainda gera muita economia.
Tecnologia econômica e sustentável
A tecnologia pode trazer uma série de facilidades para pessoas que buscam morar em uma casa mais sustentável. Sensores de presença e fotocélulas são dois exemplos que ajudam a economizar energia elétrica, visto que garantem que nenhuma luz fique acesa sem necessidade. Além disso, jardins, hortas e pomares também podem possuir sistemas automatizados. No caso, isso pode fazer com que as plantas sejam regadas nos horários pré-determinados e usando a quantidade de água necessária, evitando o desperdício.
Materiais reciclados e ecológicos
Uma casa sustentável precisa prezar pela utilização de materiais que causem o menor impacto ambiental possível. A reutilização de madeiras e ferragens é uma opção que pode ser muito econômica, além de materiais como bambu, tijolos ecológicos, bioconcreto, ecogranito, bioplástico, pisos ecológicos, entre outros.
Energia renovável e natural
Outro ponto muito importante no conceito de residência sustentável é o uso da energia elétrica. Nesse sentido, é essencial que projetos que visem diminuir impactos ambientais adotem a utilização da iluminação natural. Isso pode ser feito com a instalação de janelas e claraboias para aproveitar ao máximo a luz do sol.
Um projeto de energia solar também faz toda a diferença, podendo tornar uma residência autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica. Porém, o investimento na compra e na instalação de painéis solares pode ser alto. Sendo assim, uma opção viável é investir na energia solar por assinatura, que pode poupar problemas com obras e instalações, além de garantir muita economia e sustentabilidade.