Com cerca de 200 páginas, Brazil Builds compila quase três séculos de arquitetura brasileira com destaque para importantes figuras nacionais
O livro Brazil Builds, importante obra publicada pelo Museum of Modern Arts de Nova York (MoMa), que impulsionou a arquitetura brasileira para o mundo em 1943, ganhou uma reedição em português, 80 anos após sua publicação. A Gafisa, uma das maiores construtoras do país, é a patrocinadora oficial da nova edição, que destaca importantes nomes da arquitetura nacional e internacional.
Para celebrar o lançamento e apresentar a nova publicação, a companhia promoveu nesta um coquetel para arquitetos, artistas plásticos e demais personalidades do universo da arquitetura, no Fasano Itaim. Estiveram presentes no encontro a CEO da Gafisa, Sheyla Resende e demais integrantes do comitê gestor da empresa; os editores da obra, Luiz e Pedro Vieira, da Ikrek Edições; os arquitetos Arthur Casas, José Ricardo Basiches, Ricardo Cardim, Thais Faturetto; as influenciadoras Stella Jacintho, Manu Carvalho e Erika Santos, entre outros convidados.
Luis Fernando Ortiz, vice-presidente de Negócios da Gafisa, observou que o projeto da reedição começou a ser desenvolvido em 2021 e destacou que a proposta de celebrar a produção arquitetônica nacional reforça o novo momento da empresa de valorizar e destacar, cada vez mais, a arquitetura em
todos os projetos da companhia.
“Em 1943 essa obra apresentou a arquitetura brasileira em Nova York e fez com que o mundo passasse a olhar de forma diferente para o nosso trabalho no Brasil. Esse projeto mostra um pouco da visão da Gafisa nesse momento, que é um dos mais importantes da empresa na última década, quando a arquitetura que se torna tão importante e preponderante no nosso negócio. Não temos um estilo escolhido, queremos conviver com todos os estilos e já faz parte do mindset da incorporadora entender e promover a arquitetura, a arte e o design, que trazem mais beleza, fazem a vida ser melhor e deixam o projeto mais sofisticado”, destacou.
“É um privilégio poder relançar, depois de 80 anos, esse livro que abre a historiografia da arquitetura brasileira no Brasil e no mundo. Uma relevância que não trata de um estilo único, mas das várias manifestações da arquitetura, desde a antiga à contemporânea. Propor uma nova edição desse livro é
retomar um orgulho que temos da produção arquitetônica brasileira e toda em toda a sua história” – reforçou Pedro Vieira, um dos fundadores da Ikrek Edições, editora responsável pela republicação do livro.
A primeira edição do livro foi originada em 1943, após a exposição Brazil Builds: architecture new and old, 1652-1942 (Construção brasileira: arquitetura moderna e antiga), realizada pelo MoMa, em Nova York. Realizada pelo arquiteto norte americano Philip L. Goodwin e baseada em fotografias feitas por G. E. Kidder Smith, a exposição ocupou quase todo o térreo do museu com modelos, grandes impressões fotográficas, desenhos, croquis, plantas, mapas e projeções de slides.
Com cerca de 200 páginas, a obra compila quase três séculos de arquitetura brasileira com destaque para importantes figuras da arquitetura nacional, como Lucio Costa, Roberto Burle Marx, Flavio de Carvalho, Oscar Niemeyer, Rino Levi, entre outros.
Gafisa – www.gafisa.com.br – @gafisa