Propriedade parecia uma casa de praia parada no tempo e ganhou ares de casa urbana após reforma comandada por Studio 021 Arquitetura
Localizada na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), esta casa de dois pavimentos – com 420m² de área construída sobre um terreno de 600m² – passou por uma reforma completa pelas mãos das arquitetas Paula Wetzel e Camila Simbalista, do Studio 021 Arquitetura, para ser o novo lar de um ex-técnico de futebol e o casal de filhos, ambos na faixa dos 25 anos.
Segundo a dupla, a propriedade pertencia à mãe do cliente (que decidiu morar com a filha) e, orginalmente, tinha um visual de casa de veraneio anacrônica, que precisava ser atualizada e ganhar ares de uma casa urbana. “O principal pedido do cliente foi aumentar a presença de luz natural dentro da casa e criar um espaço gourmet na área externa, já que os filhos são jovens e queriam receber os amigos com frequência. No decorrer da elaboração do projeto, surgiu ainda a ideia de transformar a antiga garagem em um loft para a filha”, conta Paula.
No geral, as arquitetas contam que atualizaram as fachadas, alteraram o layout dos espaços internos, integraram ao máximo os ambientes do piso térreo, decoraram todos os cômodos e reconstruíram a piscina e seu entorno. “No andar térreo, ampliamos a varanda e a cozinha. No andar superior transformamos os cinco quartos apertados em três quartos amplos, todos com banheiro e closet. Já na área externa, além de mudar a posição da piscina, que ficava na diagonal, criamos uma área gourmet anexa e transformamos a garagem no loft da filha, do jeito que o cliente queria”, diz Camila.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, com pegada leve e descontraída, é tudo novo, sendo a maior parte do mobiliário garimpada na Lider, Franccino, Tidelli e Ovoo, considerando a melhor relação custo x benefício de cada peça nos quesitos design e durabilidade. Na área social, as arquitetas apostaram em uma base clara e neutra de cinza (presente no piso de porcelanato, sofás e algumas marcenarias em laca) e branco (paredes), e acrescentaram tons terrosos (tapete listrado e parede de tijolinhos), couro castanho e móveis de madeira natural para deixar o espaço mais acolhedor.
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar uma casa com espaços sociais integrados que estimulam a convivência em família ou com amigos, mas sem abrir mão de espaços bem definidos para cada morador ter privacidade quando desejar”, finaliza a arquiteta Paula Wetzel.
Projeto Arquitetônico: Studio 021 Arquitetura – @studio021arquitetura
Projeto Paisagístico: Imperial Paisagismo – @ip.imperialpaisagismo