Apartamento em Moscou, sem paredes estruturais, estilo loft, com forte referência ao estilo industrial, by Alexander Tischler
Projetamos este interior para um casal jovem. Queriam um apartamento cheio de elementos e materiais industriais. Também era fundamental que tivessem dois locais de trabalho e lindas vitrines para suas recordações e coleções. Então, escolhemos o contemporâneo com detalhes em estilo loft para que até a cozinha pareça um objeto industrial, integrando-a à sala.
Aplicamos um acabamento incomum na cozinha para que ela não se destacasse do interior brutalista. Confeccionamos as fachadas dos armários e módulos inferiores em MDF com esmalte metalizado fosco. Finalizamos os módulos superiores com folheado de nogueira americana, com uma textura ativa que contrasta bem com o metal. Não estendemos os módulos superiores até o teto para iluminar visualmente a cozinha – eles formam uma faixa estreita. Alongamos a parede na qual se localiza o tampo da mesa e, graças ao novo layout, apenas a parede monolítica do armário coluna é visível da sala de estar, e a grande bancada não é perceptível.
O teto faz referência mais fortemente ao design industrial: conforme solicitado pelos clientes, deixamos o painel do teto aberto e não alteramos em nada sua textura antropogênica. Os dutos de ventilação permaneceram visíveis e escolhemos tubos de estanho preto. Esse teto piora significativamente o isolamento acústico, mas este apartamento está localizado no último andar, portanto não haverá barulho dos vizinhos. Também apontamos algumas luminárias que realçam a sua textura e iluminam o interior com luz refletida.
Escolhemos o grés porcelanato escuro e o tijolo decorativo para a parede da sala, coloridos como o estofamento e a decoração do sofá e colocamos um armário para itens de pouco uso e uma poltrona com mesinha de centro na varanda para que os proprietários pudessem relaxar e apreciar a vista da cidade.
A face do armário visível para a sala foi decorada com módulos centrais e painéis e vitrines nervurados, além de iluminação embutida nas laterais esquerda e direita. Atrás do armário da sala, há um armário de serviço contendo máquina de lavar e secar roupa. À esquerda está a porta do banheiro com passagem para o gato. Pode-se acessar o quarto pela sala. As portas que dão acesso são pintadas na mesma cor das paredes de um lado e totalmente espelhadas do outro.
No quarto, colocamos um guarda-roupa dupla face no lugar da divisória que dividia a sala e o corredor. Como este apartamento não tem espaço para um closet separado, projetamos vários armários grandes.
Projetamos e fabricamos uma cama, que colocamos no centro do quarto. Sua estrutura é uma unidade única com armários e painéis de parede. Fizemos a base da cama na cor preta e aprofundamos com as laterais folheadas com nogueira americana. Assim, a cama parece flutuar. Complementamos os painéis de parede acima da cabeceira com tiras de madeira e luminárias que pendem ritmicamente do teto.
No banheiro, instalamos um armário espelhado com tomadas e outro suspenso com pia, sob o qual ficará uma bandeja sanitária para o gato. Escolhemos um porcelanato inusitado que imita a textura das chapas metálicas e da ferrugem.
Organizamos dois locais de trabalho no quarto: o primeiro na entrada, com uma mesa suspensa com gavetas e armários para guardar documentos e roupas; o segundo na janela, com vista para a cidade. Ao lado da mesa, há prateleiras abertas e uma vitrine para as recordações do cliente.
Projeto: Alexander Tischler Design Company – atischler.ru | @atischler