Casa Bonita lança coleção de cerâmica inspirada na obra de Oscar Niemeyer, com peças desenvolvidas por artesãs do Vale do Jequitinhonha
A Casa Bonita, atacadista do setor de decoração, apresenta a Coleção Linhas e Curvas, inspirada na obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A coleção, idealizada por Cecília Rima – diretora da Casa Bonita, Lucas Lassen – curador e diretor criativo da Paiol, e Lucila Turqueto – da Casa de Valentina, conta com 15 peças decorativas de cerâmica feitas por artesãs do Vale do Jequitinhonha.
“Sempre me interessei pela ousadia e brilhantismo do Oscar Niemeyer. Numa conversa com a Ciça e o Lucas surgiu a ideia de trazer essa referência para a cerâmica. Depois que as artesãs aceitaram o desafio, começamos os estudos e aos poucos a coleção começou a ser construída. Quando ficou pronta o resultado encantou a todos nós”, revela Lucila.
Produzidas por 15 artesãos de Campo Buriti, Campo Alegre e Poço D’água, as peças ganham uma coloração que puxa para os tons dourados, com pigmentos produzidos naturalmente a partir de diferentes tipos e tonalidades do barro. De acordo com Cecília, o processo durou aproximadamente um ano. “São cachepots, garrafas, vasos, pratos e potes com grafismos que remetem ao legado do arquiteto e, algumas das peças, em formatos que até então não tinham sido criados pelos artesãos”, completa.
Esta é a quarta coleção que resulta de uma parceria entre Cecília, Lucas Lassen e artesãos do Jequitinhonha. Morador de Campo Buriti desde 2020, Lucas se divide entre o Vale e a cidade de São Paulo, e tem sido um agente importante na interlocução entre as artesãs e grandes redes varejistas e atacadistas. Juntos, eles já lançaram Mulheres do Vale, Raízes do Vale e Cores e Mãos do Cerrado. As duas últimas chegaram a ser apresentadas na Maison Objet, uma das principais feiras internacionais de decoração que acontece em Paris, na França.
“A ideia é sempre buscar a sustentabilidade econômica e social da comunidade por meio do artesanato. Por isso, sempre pulverizamos o trabalho entre diversos artesãos. Neste caso, a produção das peças segue os mesmos moldes das peças tradicionais, mas o que tem mudado é a possibilidade deles utilizarem as mesmas técnicas e a criatividade para ampliar o seu portfólio de produtos sem perder a sua identidade. Isso contribui não só para o aumento da renda na comunidade, mas também estimula os jovens a darem continuidade a esta técnica secular na região”, finaliza Lucas.
O lançamento ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, na ABUP Decor Show, evento da Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, voltado para lojistas, arquitetos, engenheiros e designers de interiores.