A Dexco lançou na Expo Revestir 2024 revestimentos Castelatto, cores e estampas da Ceusa e coleções inspiradas na arte, pela Postinari

LANÇAMENTOS CASTELLATO

Como percebemos o mundo? A partir dessa reflexão, captando estímulos e traduzindo-os em forma de sensações que a Castelatto apresentou sua coleção 2024, na Expo Revestir, que aconteceu entre os dias 19 a 22 de março, no São Paulo Expo.

Travertine – Em um mundo de pedras preciosas esculpidas pela natureza, o Travertino Romano traz sua beleza singela e misteriosa. Tons leves se mesclam em harmonia, do bege a palha, com veios acentuados e marcantes. Na construção civil é a pedra mais procurada e desejada, por sua porosidade e estética única. Em dois formatos, a Castelatto apresenta o concreto arquitetônico fiel às características do Travertino, nas medidas 20cm x 100cm e 100cm x 100cm.

Organic – A geometria dos padrões fractais encontrados na natureza inspira um mundo de complexidade e beleza incomparáveis. Revelam a ordem oculta por trás da aparente aleatoriedade da natureza e de contemplação a grandeza do universo através de seus padrões infinitamente repetidos. Como forma de ressaltar ainda mais a beleza desse padrão, a textura etrusco traz a naturalidade do concreto, tornando cada peça única, de forma que seu acabamento nunca é o mesmo em nenhuma das peças. Disponível nos tons de Branco, Fendi, Cinza, Chumbo, Salvia, Mocha, Canela e Terracota unem o contemporâneo, o urbano e o natural. Por ser um produto com formas orgânicas e modular, a composição de quatro peças compõe a medida de 130 cm.

Pedra Traccia – A Pedra Traccia, cujo nome deriva de “faixa” em italiano, é a expressão da robustez, beleza e autenticidade da pedra bruta, combinada com um toque contemporâneo através de detalhes delicados que conferem linearidade, movimento e volume. Sua textura reproduz de forma precisa as nuances dos relevos encontrados nas pedras naturais, proporcionando uma sensação hiper-realista ao toque. Com um formato de 50cm x100cm, a Pedra Traccia se destaca nos detalhes e no resultado da sua execução técnica, indicada tanto para ambientes residenciais como comerciais.

Ecobrick Arbo – Inspirado nas técnicas tradicionais de construção vernacular, Arbo é uma homenagem à arte da taipa de mão, um método ancestral que combina a simplicidade dos materiais naturais com a habilidade artesanal. Oferecendo não apenas um produto, mas uma história para ser contada em cada detalhe. O resultado estético só foi conquistado utilizando a casca de árvore para a confecção do molde, trazendo fidelidade as características de textura ao produto. Disponível na medida 30 cm x 7,5 cm.

LANÇAMENTOS CEUSA

A mistura de cores, estampas, acessórios e tons neutros para expressar estilo é a inspiração da Ceusa para as novas coleções 2024, apresentadas na 22ª Expo Revestir. Com o conceito ‘Expresse Seu Styling‘, a marca revela e ressalta a personalidade de cada um também no universo da casa e do morar, explorando ao máximo as diversas opções que transformam um lar num espaço singular.

Borgonha – Inspirada na alfaiataria cool, jovem e de personalidade, esta coleção traz nova cor e estética para o portfólio Ceusa. À textura natural em tonalidade marrom-avermelhada, somam-se os poás típicos da moda. Destaque para o efeito gloss, que dá uma aparência “molhada” às áreas cinza-azuladas, criando contraste e acentuando a expressividade do painel. Com sua força visual, pode fazer às vezes de um belo acessório, usado pontualmente para trazer mais personalidade ao conjunto.

Cartela – As cartelas de cores são elementos centrais para quem cria harmonias visuais, seja na moda ou nos interiores. O mesmo acontece nessa coleção de bricks cheia de personalidade, que além das cores destonalizadas e com alto contraste, se destaca pela superfície com relevo ondulado e acabamento de alto brilho, típico da técnica ancestral do maiolicado, original da ilha de Maiorca, na Espanha. As ondulações, combinadas à riqueza de nuances em cada peça, criam um efeito gráfico bastante rico e com movimento.

Castle – O refinamento do mármore Sahara Noir, negro com veios dourados, inspirou a estampa desta coleção. Aqui, o preto absoluto chama atenção pelo seu grau de pureza, único no mercado, que acentua o contraste com o dourado dos veios. As peças base ganham o complemento de bricks cujo relevo ondulado foi inspirado na sobreposição de braceletes metálicos disponíveis em preto e amarelo brilhante, sendo os acessórios perfeitos para essa combinação. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca e Monocálibre. Disponível no grande formato 120x120mm.

Cava di Gré – O ponto de partida para a criação desta estampa marcante foi a famosa pedra Ceppo di Gré, encontrada nas cavas (pedreiras em italiano) da região de Gré, na Itália, e composta por diferentes seixos e sedimentos minerais. Aqui, estas partículas crescem em escala e criam um efeito cênico bem marcante. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa – Junta Seca e Monocálibre – e a nova tecnologia Deep Design empregada para trazer variações táteis e visuais – algumas partes são mais brilhantes, outras têm efeito matte – com riqueza de detalhes para aproximar ainda mais o produto da pedra original. A coleção traz ainda o grande formato 120x120mm.

Dark Stone – A união harmônica entre as pedras Calacatta Black, de origem italiana, e Burlington Stone, vinda da pedreira de Broughton Moor na Inglaterra, inspirou a estampa desta coleção atemporal. Dark Stone chama atenção pelo desenho de veios brancos, típico da Calacatta Black, e pela textura de pedra que caracteriza a Burlington Stone. Graças ao desenho em si, Dark Stone proporciona bastante movimento em sua paginação. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca, Monocálibre e Monotom. Disponível no grande formato100x100mm.

Dinda – O novo e o antigo se encontram nesta coleção, cujas peças de formato alongado com baixo relevo exploram a estética da cerâmica artesanal de duas maneiras. Na versão WH, a superfície branca ganha um ar desgastado, como se estivesse revelando a cor original da cerâmica sob o esmalte. Na versão MIX, pontos coloridos aleatórios são distribuídos na superfície, trazendo movimento para o design e destaque para o local onde for aplicada, à semelhança do que acontece na moda com os acessórios. O nome Dinda pode parecer inusitado, mas tem um porquê: nos remete à conexão afetiva que temos com alguém, evocando certa nostalgia. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca e Monocálibre.

Golden Fantasy – Desafiar os limites entre o real e o imaginário, unindo a fantasia à realidade, é a proposta deste modelo cuja estampa é inspirada no mármore grego Golden Spider. Enquanto o desenho da pedra original é mantido, seus veios dourados são realçados e envoltos por cores diferentes dos naturais, como o verde claro levemente acinzentado da versão SGN. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca, Monocálibre e Monotom. Disponível no grande formato 120x120mm.

Gris – Um cinza neutro bastante versátil, que combina bem tanto em composições de tons quentes quanto em conjuntos pautados por tons frios. A coleção possui três diferenciais Ceusa: Junta Seca, Monocálibre e Monotom. Disponível no grande formato 100x100mm.

Patch – Inspirada na tapeçaria e nas emendas entre as diferentes partes de um mesmo elemento têxtil – essa coleção se destaca pelo desenho de linhas orgânicas e fluidas, que podem ser marcadas pela proximidade cromática (versão OFW) ou pelo contraste (versão MIX). Graças à sua personalidade, é perfeita para complementar a composição de um ambiente – da mesma forma que o acessório tem o poder de arrematar um look. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca e Monocálibre, além da nova tecnologia Deep Design, que dá às peças um relevo extremamente suave e que convida ao toque, onde as granilhas de vidro depositadas em pontos específicos da superfície criam um desenho sutil e com leve brilho, o que remete à superfície de determinados tecidos. A coleção traz ainda o grande formato 120x120mm.

Street – A estética cosmopolita marca presença nesta coleção, que busca referências no concreto e nas calçadas das grandes cidades com suas marcas características. O resultado pode ser conferido em dois modelos: um neutro, que remete à textura de um cimento de rua, e um decorado, que faz às vezes de um acessório, pensado para complementar a composição com personalidade e ousadia. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa – Junta Seca, Monocálibre e Monotom – e a nova tecnologia Deep Design, que no Street Decor permite realçar a geometria com um brilho localizado que acrescenta um leve volume a estes elementos, em contraste com o restante da superfície, de acabamento matte. A coleção traz ainda o grande formato 120x120mm.

Italian Days – Foi em uma viagem à Sicília que Traudi se encantou pelos ladrilhos históricos, pintados à mão em padrões geométricos – uma herança da influência árabe na cerâmica da ilha italiana – e decidiu traduzi-los numa coleção repleta de história, mas com ares contemporâneos. A coleção é composta por cinco modelos decorados e dois neutros, que podem ser combinados de infinitas maneiras, criando estampas ora mais marcantes, ora mais discretas. Traudi Guida, a mente criativa por trás da fashion label SOUQ, se une à Ceusa nesta collab com perfume italiano. A SOUQ é uma marca conhecida por fugir do óbvio na curadoria que oferece em roupas, objetos e produtos de decoração garimpados ao redor do mundo.

LANÇAMENTOS PORTINARI

A arte é uma construção de tudo aquilo que o homem é capaz de abstrair intelectualmente e expressar por meio de sua criatividade e inventividade. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos e sonhos. Desta forma, a Portinari cria revestimentos inspirados nas várias formas de arte, apresentados na 22ª Expo Revestir.

Hana – Nas mãos de Hanazaki, o minimalismo e o purismo ecoam em perfeita sintonia com a natureza. Musa inspiradora de pura beleza nas raízes da Portinari. A autenticidade, o esmero e a harmonia se conectam com o paisagista e ressoam em perfeita sinfonia. O bambu, conexão perene que protege da luz, convida a sombra a dançar sob o som do engawa, em ritmo elegante e esbelto, a encantar.

A poesia entre Hanazaki e Portinari, onde a natureza se funde com o traço humano na arte de entrelaçar. Assim nasce a coleção Hana por Hanazaki. As peças em elemento vazado no material em concreto arquitetônico, estão disponíveis em quatro cores. Além das duas novas peças, Hana DGR e Hana GR, que possuem o formato 14,1×117 e várias possibilidades de paginações.

Alba – Do latim albus, a palavra “alba” significa branco, muito claro. O design dessa peça usa como referência os veios claros do mármore Armani, valorizado por sua elegância e atemporalidade. Disponível em duas tonalidades: bege e cinza claro.

Fillet – Um ripado fino e delicado, perfeito para revestir paredes curvas, já que é fornecido em mosaico telado de 30 x 30 cm. Disponível em três opções de cores: rosa, azul e branco.

Caminho – O famoso poema de Carlos Drummond de Andrade inspira o nome dessa coleção, cuja estética alude à pedra italiana Ceppo di Gré, marcada pela composição ímpar: pedras em pedaços pontiagudos de diferentes tamanhos, unidas por um cimento calcário. Além das peças base, disponíveis em duas nuances de cinza, a coleção conta com dois mosaicos decorativos que permitem diversas paginações. Um dos mosaicos é formado por placas quadradas com a inserção de semicírculos em tons complementares e o outro, pela justaposição oblíqua de peças nos mesmos tons, sempre com ligeira diferença de altura para criar um aspecto dinâmico.

Luce di Luna – Elegante e acetinado, Luce di Luna é um revestimento inspirado no Quartzite Luna, um mármore italiano clássico, branco, com veios sutis e toque acetinado. Um diferencial desta coleção é a profundidade dos veios, exatamente como acontece na pedra natural e isso só é possível graças ao uso do Deep Design. Disponível em três formatos, incluindo o 1,60 x 1,60 m – novidade no portfólio da Portinari.

Origem – A terra e os minerais são a inspiração primordial dessa coleção, pautada pela estética natural e textura rústica. As peças estão disponíveis em duas tonalidades: uma em nuances de marrom que remetem à argila e outra em gradações de cinza, que fazem alusão às pedras brutas em uma riqueza de nuances quentes e frias. As variações sutis de cor e saturação criam um efeito final dinâmico e harmonioso.

Soft Walls – Um relevo minimalista que transmite sensação de conforto graças ao seu volume ripado e ao mesmo tempo arredondado – o relevo bastante profundo contribui para a criação da aparência almofadada dos painéis, que contam com quatro opções de cores sólidas. O esmalte com técnica ultrasoft resulta num toque bastante sedoso, reforçando o conceito inicial.