Fernanda Medeiros transforma apartamento dos anos 60/70 em Copacabana, integrando ambientes e preservando elementos originais

Com toda a leveza do jeito carioca de ser e situado no coração de Copacabana, na Avenida Atlântica, o apartamento de 200m², original dos anos 1960/1970, ganhou novos e arrojados ares com o projeto assinado por Fernanda Medeiros.

Tudo começou quando os moradores, um casal com dois filhos pré-adolescentes, sentiram a necessidade de fazer uma reforma na sala para que pudessem ter um espaço para receber os amigos e curtir a família. Para isso, a arquiteta optou por inverter a localização da sala de jantar e da sala de TV, além de também criar outros ambientes de estar, integrando todos eles.

“Uma mudança significativa que fizemos foi no espaço da varanda. Aproveitamos para valorizar esse ambiente onde a vista é linda e criamos um espaço com uma pequena mesa que vale tanto para a família tomar café apreciando o mar, quanto receber amigos para um vinho. Trouxemos ainda mais o mar para dentro de casa através de um jogo de espelhos” diz Fernanda.

Durante o processo da obra (que durou apenas dois meses para ser concluída) alguns aspectos originais do edifício dos anos 1960/1970 foram preservados. O pé direito generoso e detalhes como a sanca e o piso de madeira em Peroba do Campo ficaram intactos, se misturando a outros elementos mais contemporâneos trazidos ao projeto. 

“Instalamos ar-condicionados splits sem rebaixar o teto para que a sanca fosse mantida. Além disso, resolvemos a questão da iluminação utilizando trilhos e arandelas, trazendo um ar mais atual e leve para a sala” explica.

Na decoração, a arquiteta apostou em um mix de materiais leves, como a madeira clara, palha e metais brancos, para criar um equilíbrio entre essa mistura entre antigo e contemporâneo. A cliente optou por peças nacionais de decoração e objetos simples, mas com a personalidade do apartamento à beira mar.

Leia também:


União Perfeita: Apartamento Duplo em Botafogo


“Na entrada do apartamento, criamos uma espécie de “hall de orações”. A família, super religiosa, queria expor os objetos, esculturas e imagens sacras de modo a criar um ambiente para orações e também de bênçãos para quem entra e sai” conta Fernanda.

Vale também ressaltar a marcenaria como um grande diferencial do projeto. Ela marca presença no formato de lâmina natural de carvalho americano e detalhes em palha, e em vários móveis de autoria e desenho da própria arquiteta: o rack, a adega, a estante com banco que integra os ambientes de estar e TV, e o móvel de apoio da área gourmet.

Fernanda Medeiros Arquitetura – @fernandamedeirosarquitetura