Novo espaço da Bacardi em São Paulo oferece soluções para trabalho híbrido com áreas de colaboração e descompressão

Localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, o novo escritório da Bacardi foi pensado para atender às demandas do modelo híbrido de trabalho e reproduzir a cultura familiar da empresa. O imóvel de 400 m², ocupado pela companhia desde 2016, passou por um retrofit comandado por Ludymilla Vileneve, coordenadora de projetos do Studio Conceito Arquitetura.  

Com 160 anos de história, a Bacardi é a maior empresa internacional de destilados de capital fechado do mundo. “No Brasil, estamos em uma fase que exige muita inovação, colaboração, criatividade e agilidade. Um escritório padrão, simplesmente com estações de trabalho, não iria fomentar ou atender a essas necessidades. Além, como empresa familiar, queremos um espaço onde os funcionários se sintam em casa e possam genuinamente ser eles mesmos”, afirma Sebastian Servoin, diretor-geral América do Sul. 

Em apenas 3 meses de obras, o andar foi completamente reestruturado para atender às demandas do negócio, sem abrir mão da estética. Começando pela demolição de uma parede que bloqueava a iluminação natural vinda da fachada, com caixilho piso-teto. 

Ao invés de uma recepção convencional, funcionários e visitantes são recebidos em um lounge, onde o expositor de bebidas alcoólicas iluminado com LED dá pistas do que está por vir. “Queríamos tirar a ideia de que este é um escritório convencional, porque ele não é”, introduz Ludymilla, à frente da equipe de projeto formada por Gabriel Castilho, Fernanda Prado, Paula Torres e Gabriela Moraes.

A maior prova disso é o grande bar redondo que ocupa uma posição central na planta baixa. Junto ao banco orgânico de marcenaria, o mobiliário solto da Riccó Móveis oferece 50 assentos, que podem ser configurados de forma a atender treinamentos, reuniões mensais com o time, apresentações de projetos, happy hours, entre outros. 

Portas-camarão e de correr da Interact Divisórias oferecem flexibilidade aos espaços, permitindo separá-los ou integrá-los desde o lounge. O icônico morcego da Bacardi estampa a porta de entrada do open space, com 36 estações de trabalho amplas e confortáveis. “Criamos um espaço de respiro entre os staffs, delimitado pelo recorte de laje aparente, pintado de azul, com pendentes esféricos, onde incluímos duas mesas com altura ajustável e esteiras ergométricas dando a possibilidade de trabalhar em pé e em movimento”, acrescenta a arquiteta. 

A paleta de cores foi pautada no próprio branding da empresa, cujo catálogo engloba mais de 200 bebidas. “A Bacardi é uma empresa nascida em Cuba, e a ideia era trazer este clima tropical com as cores e as vegetações”, afirma Ludymilla. “Antes, o escritório não tinha absolutamente nenhuma planta. No conceito de biofilia, sabemos que elas ajudam a aliviar o estresse, melhorar a saúde cognitiva e aumentar a satisfação no trabalho dos funcionários”, completa. 

A HydroPlantas foi responsável pela escolha de espécies adaptadas à iluminação natural indireta e ao ambiente corporativo. Para isso, foi utilizada a hidrocultura, método de cultivo em meio inorgânico, como argila expandida, em que a planta recebe uma solução nutritiva com água. Dessa forma, não há a necessidade de adubar e regar constantemente, o que facilita a manutenção e o cuidado. 

Para estampar e dar nome às salas de reunião foram selecionados os rótulos mais relevantes para o mercado brasileiro, como vodca Grey Goose, gin Bombay Sapphire e rum Bacardi. Ao fundo, as phone booths destacam tequila Patrón, vermute Martini, bourbon Angel’s Envy e licor de flores de sabugueiro St-Germain. “O open space precisa ser um espaço de concentração. Mas, para isso, precisamos oferecer outras ferramentas que permitam manter o silêncio”, diz Ludymilla.

 Os phone booths acomodam confortavelmente duas pessoas, atendendo também a reuniões presenciais rápidas. “Queríamos um espaço físico que habilitasse a criatividade e a colaboração e, ao mesmo tempo, permitisse fazer uma reunião online sem incomodar os demais. Você pode ir para o bar, para o lounge, para uma sala de reunião… É um modelo bem flexível”, conclui Sebastian.

“Conceber e executar esse trabalho foi muito gratificante para a Studio Conceito. O “Cuidamos Mais”, lema de nossa empresa, pode ser notado em cada pequeno detalhe. Traduzir a imagem corporativa e a preocupação com o bem estar do colaborador nortearam esse case de sucesso que tanto nos trouxe orgulho.” Cristina Castilho, CEO da Studio Conceito Arquitetura.

Studio Conceito Arquitetura – @sconceitoarquitetura