Projeto da Casa Guaratuba prioriza a natureza e sustentabilidade com design em formato “L” e ampla área de lazer

A casa Guaratuba foi um projeto diferenciado. Buscando a integração com a natureza e respeitando o terreno, ela foi projetada para ficar no nível da rua, cerca de 1,50m acima do nível do solo. Isso garantiu o menor impacto ambiental, visando deixar o solo livre, para manter sua absorção natural das águas pluviais.

Com um programa simples, a casa tem o enfoque na grande área de lazer central, sendo desenhada em formato de “L”.

A parte central é definida por um grande deck de madeira e uma linda hidromassagem, que enquadra a natureza e integra de forma harmônica toda a casa.

Leia também:


Um oásis abraçado pela Mata Atlântica


Em uma das partes da casa, se concentra a cozinha, sala de jantar e sala de TV, todos conectados e com o visual para grande varanda externa.

Na outra parte, se encontram a suíte master, 3 dormitórios e banheiro social. Estes se conectam com a natureza por uma linda varanda nos fundos. Assim ao acordar e abrir as portas, se depara com uma linda visão da mata.

A materialidade da casa é simples, com pintura sobre reboco e madeira, sendo as protagonistas, focando nos espaços e uso de veraneio do espaço. Podemos dizer que é uma casa simples, porém com viés de aproveitar ao máximo seu uso – veraneio – e respeitando a natureza, com uma implantação que libera o solo e utiliza a mata como maior decoradora e paisagista do projeto.

André Ávila Arquitetura – @andreavilaarquitetura