Clínica Romana combina arquitetura neoclássica e contemporânea para promover saúde capilar e bem-estar em São Paulo
Romana Novais, médica especialista em tricologia, inaugurou ano passado a Clínica Romana, um espaço integrado de tricologia, dermatologia, autocuidado e saúde, localizado na capital paulista. A clínica tem como missão ser o coração do cuidado com a autoestima e saúde capilar e oferece uma grande variedade de tratamentos disponíveis, como terapias a lasers e tratamentos multidisciplinares para os cabelos.
Com uma área interna de 590 m² e externa de 570 m², a clínica ocupa uma casa originalmente projetada por Oswaldo Bratke, um ícone da arquitetura paulistana. O novo projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Ximenes, buscou harmonizar o estilo neoclássico com o contemporâneo, respeitando a estrutura histórica da edificação: ‘O mais legal do projeto foi respeitar a história da casa que já existia. Nossa premissa foi respeitar a estrutura presente no espaço, sem criar um falso histórico. O que cria a identidade do projeto é essa conversa entre os estilos’, afirma ele.
Segundo Rodrigo, o projeto, que foi aprovado logo na primeira versão apresentada, surgiu através de uma imersão na personalidade da médica e na cultura, missão e valores da clínica: “Cada cantinho deste lugar tem meu DNA. Eu escolhi a dedo tudo o que eu coloquei na clínica. Eu quero que seja um espaço que proporciona para as pessoas muita saúde e bem-estar, além disso, eu quero que elas se sintam acolhidas em cada espaço da clínica, pois todos os ambientes têm a minha energia”, disse Romana Novais durante o discurso de inauguração.
ARQUITETURA:
O espaço, localizado no bairro dos Jardins, levou cerca de dois anos, entre a escolha do local e a obra, para ser finalizado, e teve seu processo de reforma documentado nas redes sociais. O projeto começou durante a pandemia e, segundo o arquiteto, este foi um fator que influenciou no resultado final: “Nós quisemos trazer um ambiente aberto, arejado e que transmitisse essa sensação, ajudando as pessoas a se sentirem seguras, mas sem perder a cara de casa e o aconchego. Entendemos que o nosso comportamento mudou depois da pandemia e isso reflete na forma como encaramos os espaços”.
A Clínica Romana conta com 15 ambientes, entre consultórios, sala administrativa e espaços para tecnologia, cuidados e tratamentos, como o SPA Capilar, que teve toda a sua decoração pensada para se assemelhar aos fios de cabelo. Neste cômodo, além das tecnologias presentes, a cortina que imita fios de cabelo é o que ganha destaque e conquista a todos que visitam o espaço. Conforme a luz reflete nos fios da cortina, desenhos são formados no piso, ajudando no relaxamento e proporcionando paz para os pacientes.
O grande objetivo da médica é que o espaço transmita para os seus pacientes a sensação de estar em casa, por isso, elementos naturais foram utilizados na decoração, como mármore e a Vitória Régia, pedra de origem ígnea, que ganha destaque na recepção, juntamente com um jardim de inverno e um pé direito duplo que transmite bem-estar. A escada também ganha evidência no projeto, pois apesar de já fazer parte da obra original, o seu formato curvo e o guarda-corpo que foi construído do zero, através de um trabalho artesanal com acabamentos feitos a mão realizados no próprio local, garantem o charme e a sofisticação.
Além disso, também foi utilizado panos de vidros para integrar a vegetação presente no exterior da casa com os ambientes internos, quebrando a sensação de um local fechado, que era uma característica do projeto original. Para Rodrigo, os panos de vidro e a estrutura metálica, além de atuarem de forma técnica na proteção do interior, contra as chuvas e eventos naturais, também ajudam a construir o diálogo entre os estilos arquitetônicos presentes na obra.
No escritório da médica, para empregar a sua personalidade foi utilizado como elemento principal, a pedra quartzito Taj Mahal, presente na mesa e nas paredes do local. As formas curvas do ambiente, ajudam a criar um ambiente leve e acolhedor, que é a premissa principal do projeto.
PAISAGISMO:
A Clínica Romana conta com um projeto de paisagismo pensado estrategicamente para ressaltar as belezas e características dos estilos arquitetônicos utilizados na obra, que transitam entre o neoclássico e o contemporâneo. Segundo Renata Guastelli, paisagista responsável, a presença da Oliveira foi a peça-chave para garantir o elo entre os dois estilos, pois trata-se de uma espécie escultural dentro do jardim. O exemplar utilizado no projeto é uma árvore de 150 anos vinda de Limeira, que foi escolhida a dedo pela médica Romana Novais.
O projeto também conta com espécies, como Jasmim Manga, Maranta Charuto, Alocasia Regal Shields, Philodendron Melinonii Talo Rubro, Philodendron Pinnatifidum, Palmeira Phoenix Roebelenii e Chapéu do Panamá. Sete Ipês Brancos, uma espécie nativa da América do Sul, já adultos também foram plantados, inclusive alguns deles já deram flores, coroando a inauguração da clínica. Renata, comenta que todas as espécies escolhidas são de baixa manutenção, inclusive a grama que foi utilizada, que não necessita de poda constante.
“Um dos desafios que encontramos foi conseguir incorporar no living as duas Palmeiras Jerivás que já existiam na estrutura original da casa, pois além de ser uma espécie em extinção, a presença delas no projeto foi um pedido especial da Romana e do Rodrigo. Por serem duas Palmeiras enormes e com uma estrutura linda, elas participam do rooftop, que foi super planejado”, comenta a paisagista. “Nós mantivemos no projeto as Kaizukas e outras espécies que também estavam protegidas ali. Como no projeto de arquitetura, nós também mesclamos o novo com o antigo, os elementos já existentes. Isso também foi algo desafiador, pois eram plantas adultas e algumas delas não estavam saudáveis. Então além da preocupação estética, também tivemos o trabalho de nutrição com as plantas ”, completa.
Composto por uma paleta com diversos tons de verde e formatos de plantas tropicais, que tem como objetivo abraçar os visitantes e ajudar a contar a mensagem da Clínica Romana, o jardim conta com uma infraestrutura também ganha destaque. A paisagista utilizou diversas tecnologias para criar um ambiente de alto padrão e autossustentável. O jardim conta com irrigação inteligente e automatizada, que utiliza leitura de wi-fi para ser acionada de acordo com a previsão meteorológica. A iluminação feita em led, além de destacar a beleza das plantas, também colabora na economia de energia.
Clínica Romana – @clinica.romana
Rodrigo Ximenes – @rodrigoximenes.arquitetura
Renata Guastelli – @renataguastellipaisagismo