Com projeto de Tom Castro, a Casa na Barra reflete design clean e áreas amplas para receber amigos

Atualmente no América, no Rio, o jogador de futebol André Felipe (ex-Santos) é daqueles que adora ter a casa sempre cheia de amigos aos fins de semana. E essa paixão, claro, se reflete em sua casa na Barra. O imóvel, de 750m2 de área construída, tem uma enorme área de lazer com piscina, sauna, área de churrasqueira e até um SPA, para momentos de mais relax. A arquitetura é de Fabiano Hayzaki e o projeto de interiores de Tom Castro, que criou um décor bem clean, com poucos móveis, peças de design assinado e obras de arte contemporâneas.

“A casa é enorme e os ambientes bem amplos para receber todos os amigos. Mas, ele queria um design limpo. Então, criei um projeto clean com elementos que aquecem e trazem a escala humana” explica Tom.

O recurso fica claro em toda a área social interna que reúne uma imponente sala de estar, com 7,5m de pé-direito, uma sala de jantar com mesa para 12 pessoas e um home-theater. Ali, os tons suaves, como branco e cinza bem claro, prevalecem. Mas o couro dos sofás e os painéis de madeira trazem ares mais aconchegantes. Elementos naturais como pedra e palha e tecidos leves como o linho completam o décor, que tem ainda móveis de design assinado como a mesa de centro de Maria Cândida Machado e peças de Gustavo Bittencourt.

Outro destaque é a escada com seu guarda-corpo feito em chapa metálica em linhas retas e uma pintura completamente branca. A peça fica ainda mais em evidência por conta da estante em serralheria desenhada por Tom para ocupar a área abaixo dela. É ali que fica parte da memorabilia pessoal do jogador, lado a lado com peças de design e pequenos objetos de forma harmônica.

A TV, muito importante para quem gosta de reunir os amigos para assistir aos jogos dos adversários (ou não) ganhou uma sala todinha só para ela. Todo forrado em carvalho natural, o ambiente ficou bem aconchegante e pode ser integrado à sala principal ou não, já que ganhou portas do tipo camarão que ora revelam, ora escondem o espaço.

Já a divisão entre as áreas interna e externa é feita por uma porta pivotante em serralheria preta fosca também desenhada por Tom e que leva a um primeiro ambiente de estar, com uma sala e outra mesa com 12 lugares.

Mas, quando a casa não está lotada de gente, André pode ser encontrado na academia pessoal montada na casa ou em sua espaçosa suíte, de 90m². O ambiente tem poucos móveis. mas um décor bem aconchegante e, claro, um grande closet, de 45m², onde guarda sua enorme coleção de tênis.

Fabiano Hayasaki – @fabianohayasakiarquiteto

Tom Castro – @tomcastrodesign