Casa do Agora traz integração e aconchego com design atemporal e obras de arte exclusivas.

Projetada pelo arquiteto Rodrigo Cardoso, do escritório House In Rio Projetos, em parceria com o arquiteto Rafael Mirza, na CasaCor Rio Oficial 2024, a Casa do Agora é um loft residencial contemporâneo pensado para uma pessoa que gosta de receber amigos, confraternizar e viver o agora, independente do gênero, podendo ainda ser um casal. 

O espaço é um grande plano aberto, com 95m², setorizado apenas por um armário piso-teto entre a área de jantar e o quarto, com a intenção principal de não deixar a cama muito exposta. “O lado desse armário voltado para o dormitório tem função de guarda-roupa, enquanto o lado voltado para a sala funciona como uma parede lisa que destaca a tela da artista Andrea Lins, com 120 x 240cm”, explica Rodrigo. 

Segundo os arquitetos, o projeto teve como ponto de partida a grande ilha central de formato angulado, que conjuga mesa de jantar para oito pessoas e área de cocção na extremidade, perto da cozinha. “Usamos a mesma pedra natural Macchia, da Rio Marmores, na ilha e no nicho da bancada com cuba para conectar visualmente os espaços”, informa Rafael.

No geral, a decoração da Casa do Agora segue o estilo contemporâneo atemporal, com uma base cromática em tons claros e neutros para destacar obras de artistas plásticos consagrados, como Vitor Mizael, Andrea Lins, Cadu e Ana Holck (selecionadas pela curadora de arte Christiane Laclau, da Artmotiv), os móveis assinados e os armários executados pela Todeschini CasaShopping. Para deixar os espaços mais aconchegantes, os arquitetos priorizaram materiais naturais, como pedra, madeira e tecidos de algodão e linho. Como a mesma intenção, boa parte do teto e algumas paredes receberam uma textura cimentícia em tom de areia, com efeito ligeiramente rústico (da linha Velvet, da Coral), e todo o piso foi revestido com réguas de laminado amadeirado (da Durafloor), com exceção de uma parte do banheiro, que recebeu revestimento cerâmico ultracompacto, de grande formato, chamado Laminan. Para completar o clima acolhedor, Karyne Lima projetou o paisagismo em vasos da Organne, agrupados em pontos estratégicos do loft, especialmente no canto da sala e no banheiro.

No estar vale destacar o teto forrado com papel de parede com aspecto de madeira, o grande tapete de formas orgânicas (feito sob medida pela Avanti), um sofá linear de quatro metros, duas poltronas Renata (do Sergio Rodrigues) e duas mesas de centro Bothanique, com tampos de mármore sobrepostos (do Estúdio Sette7), tudo fornecido pela Way Design.  No quarto, a parede atrás da cama foi revestida com tijolinho rústico branco de formato quadrado (da Tanto), a cama de casal Vênus é uma criação da dupla Caio e Carlos Carvalho para a Breton, e, na área do escritório, o painel de parede de madeira natural, com 12 prateleiras emoldurado por um pórtico, foi desenvolvido pelos arquitetos, em parceria com a Tinoc Marcenaria.

Casa do Agora revista Habitare

Rodrigo Cardoso – @rodrigocardoso.arq
Rafael Mirza – @rafael_mirza