Casa Quase Verde une design funcional e verde esverdeado em um refúgio com pátios e iluminação natural

O projeto está situado numa zona rural e algo descaracterizada, onde a extensão verde das florestas de eucaliptos se alterna com algumas moradias unifamiliares isoladas, armazéns industriais e até um equipamento escolar.

A habitação projetada desenvolve-se num único piso, de forma retangular que vive de jogos constantes entre o interior e o exterior, conseguida através de aberturas laterais e verticais que aparecem pontualmente ao longo da construção. Estas aberturas permitem o prolongamento do interior da habitação para o exterior, ao mesmo tempo que trazem um pouco da envolvente e da luz natural para o interior. Garantir a impermeabilidade visual da envolvente foi também uma das premissas do projeto, o que se reflete na sua imagem, com grandes panos de paredes opacas e aberturas estrategicamente localizadas recuadas e protegidas por pátios recuados. A cor quase verde, um cinzento com ligeiro tom esverdeado, é o tom de verde que os proprietários do projeto poderiam aceitar, e visa integrar a construção com a vegetação envolvente do terreno.

O projeto está organizado em três zonas (Social, Privada e Técnica) que, apesar de estarem inseridas no mesmo volume, estão muito bem demarcadas na planta. O acesso à habitação faz-se através de um corredor, que funciona como eixo de ligação entre as diversas partes da casa. Uma vez no interior da casa, e paralelo a este eixo, existe um recuo que nos conduz a um único espaço social da habitação composto por: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Este espaço social é complementado por um pátio coberto e é marcado por uma abertura orgânica na cobertura por onde passa uma árvore. Na parte mais poente encontram-se os três quartos, um dos quais em suite. Os quartos são servidos por outro pátio virado a poente. A meio da construção existem dois pátios interiores que permitem que a luz natural chegue à zona interior da habitação, ligando-a ao exterior sem comprometer a privacidade destes espaços.

PSB arquitectos – @psbarquitectos