Projeto deu toques de personalidade para compor ambientes agradáveis, com aconchego e carinho em cada cantinho desta casa

Para esta família, o maior desejo era viver em uma casa prática e bem decorada, onde o convívio com a família e com os amigos acontecesse da maneira mais prazerosa possível. Como o terreno não era muito grande, a solução foi trabalhar minunciosamente cada cantinho dela.

“O maior desafio foi compor ambientes com diferentes materiais, formas e cores, que representassem a personalidade de cada integrante da família, conciliando todas essas referências de forma harmoniosa”, declarou a arquiteta Branca Vieira.

Os moradores são uma família muito unida, porém vivendo rotinas e horários diferentes durante a semana. “A necessidade de uma área de lazer convidativa foi o ponto forte do projeto. É ali que os momentos mais prazerosos acontecem, a família interage, relaxa, se diverte e curte o merecido descanso”, ressaltou Branca.

O estilo contemporâneo adotado está totalmente adequado à vida agitada da família. Há uma grande combinação de materiais, desde o mármore crema marfil e madeira rústica, até móveis em laca com toque pontual de cores e revestimento cimentício.

“Meu cliente comprou a casa em fase de construção. Quando eu assumi o projeto, a casa já tinha os espaços definidos e a cobertura feita, mas ainda estava sem esquadrias e sem qualquer tipo de acabamento. A área de lazer também não existia. Por isso, desenvolvemos um projeto completo para vestir a casa e dar a ela uma personalidade própria. Realizamos então um trabalho detalhado para definição de forro de gesso, projeto de iluminação, automação, revestimentos, marcenaria e mobiliário”.

Na área social, a integração dos 4 ambientes garantiu amplitude visual e física, oferecendo diversidade de atividades sem exigir deslocamentos pela casa. Living, varanda, sala de jantar e home theater se tornaram um só ambiente, multiplicando sua beleza e funcionalidade. “O segredo foi ousar e tirar proveito de móveis com diversos usos, apostar em uma escolha interessante para o piso, combinação criativa para os tecidos e não se esquecer do conforto”.

Na área de lazer, o projeto teve que adequar churrasqueira com bancada, varanda com móveis para uma refeição alegre ou bate papo e uma piscina convidativa. “Escolhemos um piso claro neutro para a base dessa área. O destaque ficou por conta no revestimento da piscina, pastilhas em diversos tons de verde, que trazem o frescor e convidam ao mergulho. A madeira cumarú no deck garante um visual elegante, compondo com os vasos vietnamitas pretos, em destaque no espelho d’água. A iluminação valoriza os espaços verdes e os acessos”.

O paisagismo criado humaniza a decoração e traz sensação de paz e aconchego. “Uma linda jabuticabeira empresta sua beleza compondo com charme a varanda e a piscina. Um jardim lateral foi criado para acomodar os temperos da família”.

Para o projeto do escritório, como um dos filhos do casal é estudante de Arquitetura, foi lançado o desafio de criarmos uma bancada de marcenaria, onde ele eventualmente pudesse desenvolver seus projetos. “Criei uma prancheta com regulagem de altura embutida no tampo da bancada. Ela pode ser usada inclinada em três diferentes ângulos ou horizontalmente. Para armazenar documentos, desenvolvi móveis fechados. Os nichos revestidos em espelho bronze deixam a marcenaria mais leve e divertida”.

Na área íntima, cada uma das suítes destaca o estilo dos moradores. “Houve uma preocupação em evidenciar os perfis pessoais de cada integrante da família em seus dormitórios. Isso fica explícito no estilo adotado em cada ambiente. No quarto do filho mais velho, por exemplo, foi adotada uma composição mais moderna com conceito de cama tatame, cores sóbrias, mescla de couro e tecido na cabeceira, abuso do espelho e lustres com design marcante”.

Na residência toda, a iluminação valorizou muito os ambientes. “Pensamos numa iluminação bem pontual e funcional. Adotamos um lustre imponente valorizando o pé direito duplo e as curvas do mezanino. Outros pendentes ajudam a dar graça aos ambientes. Nas áreas externas a iluminação é responsável por nos guiar garantindo um passeio com um agradável conforto visual pelo percurso todo”.

Branca Vieira Arquitetura & Design – www.facebook.com/BrancaVieiraInterioreseArquitetura