No vilarejo do Mosteirô, na cidade de Santa Maria da Feira, em Portugal, encontra-se esta casa, planejada num misto de tradição e modernidade
Em meio ao tradicional vilarejo do Mosteirô, na cidade de Santa Maria da Feira, em Portugal, situa-se esse moderno projeto do escritório Arquitectos Matos, que conta com uma arquitetura arrojada e interior minimalista.
A casa, com 467 m² de área construída, foi planejada em um único piso, que se desenvolve em torno de um pátio central, em formato de L. Os ambientes foram organizados em dois setores. No lado mais longo, foram posicionadas as áreas de serviços e de lazer. No volume mais curto, ficam os quartos.
O acesso à residência é feito pelo lado leste, por uma rampa que serve de transição entre o nível da rua e as entradas principal e de serviço. No encontro dos dois volumes do L, um vão anuncia a entrada principal, que através de sua transparência revela o pátio central e leva às diferentes áreas da casa.
Os ambientes interiores se relacionam diretamente com o pátio externo, porém estão protegidos pela varanda, que unifica as diferentes áreas da casa e intensifica as experiências diárias da família. No setor social, as salas de jantar e de estar são organizadas em conjunto, aproveitando ao máximo a luz natural do pátio.
Simples e compacta, a fachada que fica voltada para a rua é toda revestida por painéis pretos texturizados de concreto pré-fabricados. Suas paredes interiores, de frente para o pátio privado, estão totalmente abertas através de sua transparência.
Para dar um toque final à casa moderna, mas que ainda mantém a tradição, o cenário de fundo do pátio e do jardim foi formado pela “parede da memória”, construída a partir de pedras da demolição da obra preexistente.