Cobertura duplex projetada para o casal, aí a moradora ficou grávida, então o projeto foi adaptado para a chegada do novo membro da família

Localizado na zona Sul de São Paulo, esta cobertura duplex no Panamby possui cerca de 500m² e havia sido projetada, inicialmente, para um casal entre 40 e 50 anos. Mas no meio da obra, a moradora descobriu que estava grávida e a arquiteta e designer de interiores Ana Rita Sousa e Silva, que comanda o escritório AR Arquitetura & Design, precisou adptar o projeto para a chegada do novo morador.

“Foi um desafio. Parte do closet do casal foi transformada no quarto do bebê. Menos de um ano depois a grande sala Fitness se tornou a brinquedoteca“, conta.

Além da adaptação para a chegada do novo membro da família, Ana Rita atendeu ao desejo dos moradores de utilizar cores neutras, madeiras de várias tonalidades e preto, criando ambientes contemporâneos equilibrando vários estilos, ideais para receber os amigos e a família.

Em uma linha moderna, com linhas retas e materiais atuais mesclados a peças asiáticas e clássicas, a palheta de cores foi centrada nos beges, em contraste com detalhes em tons mais escuros. O foco do conceito seria o uso de diferentes texturas de diversos materiais despertando uma curiosidade sensorial.

O living e a sala de estar do piso inferior são integrados e a grande estrela desses ambientes é a parede de fundo do living em mármore travertino nacional levigado instalado com profundidades diferentes criando um movimento interessante e totalmente personalizado. O rasgo de luz com focos pontuais de lâmpadas halógenas enfatizam esse movimento.

A escolha por tapete escuro destacou os móveis claros e enfatizou ainda mais o detalhe da parede de pedra criando contrastes marcantes. Uma mistura sutil de estilo se equilibra criando nos ambientes um design atemporal. O moderno se encontra com uma releitura do clássico através das poltronas e se mesclam ao asiático através da escolha das peças decorativas como o bua da mesa de centro e a mandala de metal na parede.

A parede espelhada do fundo da sala de jantar dá brilho e destaca o lustre de estilo vintage. As cadeiras em madeira ébano com a palhinha natural foram coordenadas com as cadeiras de couro nas pontas da mesa. A tela abstrata da artista plástica alemã Manuela Wölfges chama também a atenção para este ambiente.

Por existirem vários elementos de destaque nestes ambientes, a arquiteta optou por objetos de vidro transparente ou cristal para criar uma ambientação aconchegante e discreta com velas e flores.

Priorizando a fácil manutenção e circulação, devido ao filho pequeno, Ana Rita escolheu acabamentos em porcelanato nas áreas sociais e serviço e nas áreas íntimas o tacão de madeira para aquecer os ambientes. No quarto do casal, a parede de fundo que abriga a cabeceira de couro da cama, foi revestida em espelho e palha natural emoldurada por montantes de marcenaria em laca branca. Um cantinho especial foi criado com uma cômoda para as fotos da nova família. Em toda a área íntima a opção foi pelo piso de madeira natural dando um ar mais aconchegante aos quartos.

Ainda no piso de baixo, a cozinha e lavabo. Na cozinha a arquiteta optou para manter o preto da sala com bancadas em Granito Absoluto mas com armários em melamina amadeirada. O lavabo foi inteiramente revestido por painéis de madeira natural Cumarú Mel e a bancada foi projetada com a culpa na própria pedra em Travertino Romano Bruto.

No piso superior estão o escritório, o hometheater the pé-direito duplo, a sala de Fitness que teve que ser transformada em brinquedoteca, a sauna, e a área de lazer externa com churrasqueira e piscina. Compondo com a escolha de tons e texturas do piso de baixo, aqui a madeira também está bastante presente bem como os elementos pretos bem marcantes. Um deles é o móvel painel que recebe a televisão. Uma composição de quadros se destaca nesta parede de pé-direito de 5m.

As laterais foram espelhas para dramatizar a iluminação dos grandes pendentes esculturas. Mais uma tela a óleo da artista plástica alemã Manuela Wölfges intitulada Wasserfall que significa Queda-D´água em português, dá cor ao espaço. Duas grandes chaises duplas em composição com pufes e mesas dão liberdade ao layout deste ambiente.

www.ararquiteturadesign.com.br