Confira dicas preciosas para acertar na lâmpada correta para cada ambiente do seu projeto, levando em conta, inclusive, a sustentabilidade
Você está construindo ou reformando e chegou a hora de fazer a iluminação da sua casa, as lojas de iluminação oferecem uma gama de opções entre lâmpadas, pendentes, abajures e muito mais, tudo para deixar cada ambiente maravilhoso.
Mas você sabe qual a melhor escolha a se fazer para que a iluminação não seja um problema no seu projeto? Adriana Sypniewski, sócia-proprietária da Grey House Iluminação separou algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher as melhores iluminações para a sua residência ou escritório:
Temperatura da lâmpada
A temperatura da lâmpada é um elemento a ser considerado, já que ela poderá influenciar diretamente na sensação transmitida no ambiente. Ela é responsável por revelar a cor emitida pela fonte da luz e é medida em Kelvin (K), sendo assim, quanto maior a temperatura da luz mais clara será a tonalidade que ela irá emitir. “As melhores opções serão sempre as lâmpadas de 3000k, pois elas se assemelham a luz natural, oferecendo neutralidade para o ambiente. Este modelo possui um índice de reprodução de cor de 80%”, destaca Adriana.
Uso das lâmpadas de LED
Uma das principais vantagens oferecidas pela lâmpada de LED é a economia, podendo ser até 12 vezes mais eficiente que as opções convencionais, já que o LED ilumina mais e consome menos, podendo reduzir a conta de luz em até 80%. “As opções de lâmpadas de LED disponíveis no mercado possuem várias escalas de volts, sendo que as versões em torno de 9 e a 12w produzem a mesma intensidade de luz que a antiga lâmpada incandescente comum de 60w e 100w”, ressalta Adriana.
A melhor iluminação nos lavabos
“Um dos maiores problemas que percebemos com relação a iluminação é a aplicação errada em lavabos e suítes. Principalmente em espelhos, é preciso muito cuidado para que a luz esteja na posição correta, favorecendo a utilidade do objeto”, explica Adriana. Os espelhos são objetos cruciais nos lavabos e banheiros, então, uma boa iluminação deve ser feita, levando em conta, principalmente, o fato de ele ser utilizado pelos moradores para se arrumar e etc. Para não errar nessa hora, o ideal é utilizar uma luminária no teto, como placas em LED ou luminárias com luz geral sem sombras, bem no meio-centro da bancada em que o espelho está localizado. Além disso, o uso de luzes ao lado do espelho, lembrando a ideia das penteadeiras de teatros, é ideal para difundir a luz de forma correta na pessoa que o utiliza.