Portas deslizantes multiplicam espaço e integram áreas sociais do imóvel. Soluções de marcenaria engenhosa criada pela arquiteta Ana Yoshida
Neste apartamento de 140 m², o proprietário encomendou à arquiteta Ana Yoshida a tarefa de modernizar o imóvel entregue na planta pela construtora para que pudesse ser alugado. Um casal de advogados, com um filho bebê, se interessou em alugar e participou junto nas escolhas dos revestimentos e da detalhada marcenaria para atender perfeitamente às necessidades da família.
Tudo neste projeto gira em torno do conceito de amplitude e continuidade. A cozinha foi integrada à área gourmet utilizando o mesmo tipo de piso e a sala de estar foi integrada ao terraço também com o mesmo olhar.
Para oferecer ainda mais interação na hora de receber a família e os amigos, é possível eliminar as barreiras entre os três ambientes – sala de estar, jantar e varanda gourmet – com a solução das portas de correr.
São três lâminas de madeira com desenho personalizado e detalhe ripado, com bastante vidro para não barrar a iluminação natural. Essa solução, além de criativa, tem uma estética muito elegante, pois as portas se transformam num imponente painel, que fecha os ambientes quando necessário, sem impedir a passagem de luz.
Paleta neutra com toques de cor
A paleta de cores apresenta uma base neutra por conta de ser um imóvel para locação. Os objetos e itens de decoração pincelam o ambiente com cores, a exemplo do tapete do living azul. As paredes receberam toques de cinza, e a parede central da TV leva o acabamento cimento queimado.
Nas mesas de centro, Ana brincou com duas peças redondas da Franccino com tons diferentes, para dar um movimento especial na sala. O sofá é da Brentwood. Outro rico detalhe é o mosaico de mármore cinza da Mosarte na varanda gourmet.
Na iluminação, o forro de gesso permitiu usar diferentes focos para acentuar os pontos interessantes da decoração, como o mosaico na parede da varanda gourmet, que além de apropriar a claridade de acordo com a utilidade dos ambientes de jantar e leitura, cria cenas interessantes.
Um dos quatro quartos do apartamento se transformou em escritório, já que o casal costuma fazer home office. O detalhe deste cômodo está na leveza da marcenaria sob medida com detalhes do pé e tampo chanfrados.
Nos outros quartos do fundo, as portas foram deslocadas para que fosse criado um roupeiro ao final do corredor. Dentro dos quartos, que possuem dimensões pequenas, os armários foram posicionados para que fosse mantida a leveza e os moradores escolheram a disposição do interior deles.