O novo Casimiro Dal Tatini, inspirado nos tradicionais restaurantes italianos, revela-se numa grande experiência de sentidos

O concreto aparente fortemente representado por duas grandes colunas – icônicas e atravessadas – e pela laje do forro já mostram toda a rusticidade do novo Casimiro Dal Tatini, restaurante instalado no interior do Edifício Santos Augusta, região dos Jardins, em São Paulo.

Projeto assinado por Adriano Mariutti, inspirado em restaurantes tradicionais italianos, tem como destaque duas  estruturas criando contrastes harmoniosos entre dois antigos lustres de Murano. A composição com confortáveis estofados em couro e veludo com almofadas ricamente detalhadas com tecidos bordados deram a tônica do projeto.

Nele, foi utilizando madeira e mármore branco paginado – onde os veios se encontram formando sinuosas nuances. Bem como elaborados detalhes em latão oxidado pelo tempo, incluindo um imponente garrafeiro sobre o grande e relevante balcão do bar.

O projeto vai mais além com a criação de moveis e peças especialmente para o projeto e importantes para o contexto, desenvolvendo projetos totalmente personalizados. E todos os detalhes do restaurante tem seu lugar. Painéis de madeira minuciosamente marchetada, abajours inspirados no designer do consagrado mestre italiano Vico Magistretti; mesas forradas em couro impermeabilizado e luminárias com cúpulas delicadamente confeccionadas em fita com balde de gelo acoplado são exemplos das minúcias encontradas em cada ângulo do espaço. Ou ainda a inserção de sofás e estofados em couro e veludo integrados à madeira, bem como o metal com assentos em Kilim antigo.

Na varanda – que circunda a emblemática esquina da Alameda Santos e Rua Augusta, integrada ao salão, um elegante pergolado sombreia o ambiente, que também segue o padrão de detalhes e requintes. Poltronas vintage da década de 60 interagem com troncos de madeira usados para apoio e almofadas com tecidos garimpados vindos da África.

Casimiro é a mais nova casa da família Tatini, que traz no novo endereço, uma mistura da clássica culinária italiana com ares modernos do lifestyle urbano paulista. No comando está o chef Thiago Tatini, que homenageia o patriarca da família com o nome do restaurante. O cardápio, uma versão mais enxuta dos campeões do Tatini, ganha sob o comando de Thiago toques modernos na finalização.

A tradição e inventividade foi traduzida no ecletismo da decoração. Com desenhos exclusivos de cadeiras e luminárias, bem como o piso industrial fundido, detalhes de barras latão que formam um arrojado desenho no piso e uma valorizada iluminação. Tudo ali se transforma em uma grande experiência para todos os sentidos.

www.casimiroristorante.com.br
www.mariutti.com.br