Apartamento de praia no Guarujá foi adquirido por um casal que queria curtir a vista do mar não só no verão, mas em todas as épocas do ano.
Coube aos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, à frente do Andrade & Mello Arquitetura e Interiores, a responsabilidade de transformar o imóvel na praia como uma extensão de casa principal.
“O projeto foi a oportunidade perfeita para trabalhar um contraste da vida cotidiana com o descanso da família“, comenta Renato.
Com 158 m², o imóvel teve todos os seus espaços explorados com vistas para tornar o projeto elegante e rico em luz natural. Tudo para seguir o pedido dos clientes: um apartamento com um ‘quê’ de porto seguro para o casal, seus filhos e os convidados. Combinando soluções criativas no décor, o escritório conseguiu concluir a reforma em apenas 90 dias.
Para proporcionar amplitude entre as salas de estar e jantar, o ponto de partida dos arquitetos foi a integração. Nas paredes, a combinação entre o revestimento em madeira clara – opção versátil e que ilumina o ambiente –, e o tom verde que remete ao mar, oferece as sensações de conforto e convivência harmônica.
Ambiente queridinho dos moradores, que amam apreciar a vista externa do apartamento, a varanda apresentava um ‘porém’ para a reforma. Por conta de regras do condomínio, que não permitiam a substituição do revestimento, Renato e Erika apostaram forte na decoração: a mesa com oito lugares e espaço gourmet com churrasqueira ganhou o coração da família e dos amigos que os visitam com frequência, já que, por conta do seu envidraçamento, pode ser usufruída o ano inteiro.
A ousadia das cores trouxe elegância e um clima despojado para a cozinha. A predominância do amarelo se faz presente no revestimento da Portobello aplicado na parede da pia e do cooktop e na marcenaria de MDF com laca amarela que envolve esse perímetro.
“Para o dia a dia o amarelo não é a cor mais usual. Mas dentro do conceito do apartamento, o amarelo confere alegria e um contraste com a rotina na residência principal dos clientes”, explica Erika. Compacta, a cozinha conta ainda com armários em marcenaria e fechamento com portas de vidro.
Uma das principais mudanças arquitetônicas do imóvel foi a extinção do quarto de serviço, posicionado ao lado da cozinha na planta original. A readequação permitiu a construção da quarta suíte para receber os hóspedes. O dormitório recebeu beliche retrátil e um pequeno armário com ripado que permite a circulação de ar e a eliminação de mofos e mau odores.
Para as meninas, o predomínio do estilo romântico com tons delicados de azul e verde mesclados ao rosa do papel de parede. Em paredes opostas, ao lado das camas os arquitetos dedicaram-se aos pequenos (e não menos importantes) detalhes: uma penteadeira para cada uma delas.
No quarto do caçula, a prioridade foi uma cama de baixa altura, já que o menino é um grande amante de videogames. Pensando na funcionalidade dos móveis enquanto aproveita seus games favoritos, o escritório criou uma iluminação especial sob o tablado, permitindo que o garoto possa jogar confortavelmente com as luzes apagadas. Na decoração, inspiração no saga de filmes Star Wars.
Para a suíte do casal, o uso dos tons pastel tornou o ambiente aconchegante. Na cabeceira, o painel de madeira resulta em um estilo “xadrez” diferenciado e elegante para acompanhar a cama de tamanho generoso. Vaidosa, a moradora teve seu sonho realizado: a penteadeira que ganhou status de camarim por conta de sua iluminação.