Mudanças Geracionais, Preocupações Ambientais e um Novo Universo Digital compõem o Guia ColorForward™ 2023

A Avient Corporation anunciou em Milão – IT, no final de 2021, o lançamento do ColorForward™ 2023, a 17ª edição do guia anual de previsão de cores para a indústria de plásticos criado por sua equipe ColorWorks™.

Para conhecermos os detalhes deste lançamento, entrevistamos Carolina Morais, ColorWorksTM Manager & Marketing Supervisor – Latin America. Acompanhe nossa conversa:

Habitare: No que os especialistas se baseiam para identificar as tendências de cores?

Avient: O ColorForwardTM é desenvolvido a partir de macro tendencias globais que devem influenciar no comportamento e forma de consumo dos consumidores ao redor do mundo. Para a criação do material contamos com o time de experts dos quatro centros do ColorWorks da Avient (São Paulo, Chicago, Singapura e Merate) em um workshop exclusivo para a identificação das tendencias e seleção da paleta de cores.

H: A quem se destina o guia anual de previsão de cores?

A: A todos os profissionais do mercado de cores com foco na indústria de plástico. Durante todo ano realizamos apresentações no formato online e presencial para segmentos de bens de consumo, embalagens, automotivo e fibras ao redor mundo com o objetivo de inspirar nossos clientes e apoiá-los com os lançamentos para os próximos anos.

H. A pandemia Covid 19 influenciou nas tendências?

A: A pandemia da Covid promoveu uma aceleração das tendencias a nível global e uma mudança drástica na forma de consumo e interação dos consumidores. A influência persistente da pandemia pode ser vista na tendência Mare Tranquillitatis, que observa o aumento da conscientização e preocupação mundial com a saúde mental, juntamente com seus cuidados e tratamentos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas e lidera em casos de ansiedade.

H. A visão global de nosso planeta Terra também é item de análise para a definição das tendências?

A: Com toda certeza, como o material é apresentado globalmente nossos times de especialistas abordam temas globais e sua percepção em cada região. Contamos também com convidados da nossa equipe técnica e comercial para criação do conteúdo e garantir uma comunicação efetiva com todos os consumidores.

H. E quanto aos jovens? Seus anseios e opiniões também são considerados?

A: Para a criação do ColorForwardTM é analisado o comportamento dos consumidores como um todo e para essa edição contamos pela primeira vez com uma tendencia focada na Geração Z. Os medos são particularmente agudos entre as gerações mais jovens, mas são também as pessoas que estão pressionando para agir não apenas sobre o clima, mas sobre toda uma série de questões que moldarão o futuro.

Esta tendência, denominada CatalyƧt (o ‘S’ invertido é uma referência à Geração Z, o grupo que acaba de chegar à idade adulta), é representada por uma paleta de cores principalmente brilhantes, esperançosas, mas também sérias.

H. Muito se fala em “Metaverso”, que promete revolucionar todo o nosso conceito de comunicação virtual. Ele também pode influenciar nas cores futuras?

A: A família de cores mais eclética, incluindo transparente, metálica e efeitos especiais, é atribuída a Meet-your-verse, uma tendência que fala sobre influência emergente do “Metaverso” e suas influências a nível mundial.

Previsto para ser uma inovação tão importante quanto a Internet, ele promete abrir um mundo totalmente novo que acomoda diferentes meios de interação humana, assim como uma possível fuga da realidade. Nessa tendencia abordaremos temas como NFT, 5G, redes sociais, digital Money entre outros.

Sabemos que o Metaverso veio para ficar e será o grande desafio das grandes corporações podendo representar US$ 800 bilhões até 2023.


Sobre a Avient

A Avient Corporation é uma empresa global fornecedora de materiais e serviços poliméricos especializados. Apresenta tecnologias em polímeros corantes e aditivos, incluindo aqueles de embalagem, bens de consumo, fibras e automotivos, assim como serviços de cor e design.

Eles existem para vencer desafios e desbloquear o potencial de inovação e sustentabilidade em todo o mundo. Conectando pessoas, ideias e ciência excepcionais para criar materiais especializados e sustentáveis que melhoram o desempenho e protegem o meio ambiente.