A escada corta a casa ao meio, dividindo os ambientes de estar e TV, jantar, cozinha e área externa e gourmet
Assinada pelas arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, sócias no Studio AG, a casa de 130m², localizada em uma Vila fechada, na Vila Olímpia – São Paulo, recebeu reforma completa. O projeto foi desenvolvido para um jovem casal, sem filhos, que tinha o desejo de modernizar por completo o imóvel, além de integrar, ampliar e iluminar os espaços como um todo.
A construção da casa era antiga, daquelas tradicionais casas de Vila fechada dos anos 70. Toda a estrutura foi alterada e vários reforços metálicos foram feitos onde antes existiam paredes que estruturavam a casa.
As arquitetas realizaram uma grande intervenção no imóvel e a maior delas foi na escada, que antes ficava onde hoje é o grande móvel linear. “Foi um grande desafio esse deslocamento, como um quebra cabeça, mas que obteve um excelente resultado, encaixando-o no sentido contrário, que corta a casa ao meio, entre sala de estar e TV, jantar, cozinha e área externa”, explicam as profissionais.
A escolha do mobiliário se deu por peças em madeira, principalmente para ajudar a aquecer o ambiente, que tem como principais materiais o piso em granilite, painéis ripados metálicos e a escada metálica. O móvel linear se tornou o grande destaque do projeto, pois abriga toda a parte funcional da casa – TV, despensa, cozinha, gourmet e também a escada que de forma escultórica separa os ambientes abrindo espaço para essa sala de TV e estar ficarem mais definidas.
Como o espaço pode ser usado de diversas formas, na parte de iluminação o destaque fica com as luminárias da mesa de jantar, que são pantográficas de propósito para quando os moradores quiserem fazer alguma recepção um pouco maior. Eles podem girar a mesa e subir as luminárias para que esse espaço seja totalmente utilizado.
A decoração é minimalista para poder se ajustar à escala da casa, então, por ser enxuta, decidiu-se por poucos móveis e um décor mais limpo e leve. Cores amenas, na mesma paleta, fazem com que tudo esteja em sintonia sem agredir e nem ofuscar. Uma linha mais sóbria, com branco, cinza claro quente e madeira clara.
O granilite internamente e fulget nas áreas externas foi usado para se ter a mesma materialidade, porém com funções apropriadas. Já o painel metálico com ripas foi para mimetizar todas as portas do projeto, tanto a da entrada como as da lavanderia e lavabo e pátio do gourmet. Vigas e escada metálicas foram aplicadas na mesma tonalidade para demarcar a importância de toda a alteração estrutural.
Escritório Studio AG Arquitetura – www.studioag.arq.br – @studioagarquitetura