Terreno íngrime e de formato irregular chamou atenção do proprietário por ser em aclive, com a vista livre para o futuro campo de golfe
O terreno íngrime e de formato irregular chamou atenção do proprietário tanto pela localização em aclive, com a vista livre para o futuro campo de golfe do loteamento, tanto pela oportunidade: por ser um terreno de fim de quadra, estava em melhores condições de aquisição que os demais lotes.
Nesse contexto, a arquiteta Flavia Medina foi procurada pelo futuro cliente antes da aquisição do lote: era necessário saber se o terreno acomodaria os desejos da nova morada.
Características do projeto
O vão livre de 15m e a preferência por uma casa ampla que aproveitasse no pavimento térreo todo o programa principal da moradia foram os primeiros requisitos para a concepção do partido do projeto.
A escolha pelo sistema estrutural se deu para possibilitar o vão livre e também para conseguir mais agilidade e menos desperdício durante a obra.
O aclive de 14m possibilitou a locação da casa 8m acima do nível da rua. Essa escolha trouxe ao mesmo tempo total privacidade para a área da piscina e integração máxima com a bela paisagem da Serra do Japi.
Acabamentos
Os acabamentos são todos simples. O próprio aço, pintado em tons de marrom, cimento queimado no piso e revestimento apenas em algumas paredes do banheiro. Toda casa segue o mesmo padrão de cimento queimado, tanto em paredes como piso.
Ambientes
Diariamente, o sol aparece lentamente sobre as águas da piscina. No pavimento térreo, distribuem-se a sala de estar e jantar integrada com a cozinha, lavanderia, lavabo, e para os fundos do lote, três suítes, sendo uma dedicada ao casal, uma para hóspedes e a terceira para o futuro bebê da família.
A simplicidade se reflete nos acabamentos de cimento queimado, na casa toda, ao mesmo tempo em que a estrutura metálica aparente garante um ar industrial ao projeto.
Tons de preto e vermelho aquecem o ambiente da cozinha. Acabamentos espelhados refletem a beleza da paisagem.