Com estilo elegante, o projeto do arquiteto David Bastos para este apartamento contempla espaços amplos, mas simultaneamente aconchegantes
O apartamento de 815m², localizado em um prédio estilo neoclássico extremamente bonito e simbólico, próximo do emblemático hotel Unique, nunca havia sido habitado, mas como seu estado não estava muito bom, recebeu reforma completa.
O projeto foi desenvolvido para um jovem e arrojado casal. Com estilo elegante, buscavam um apartamento que contemplasse espaços amplos, mas simultaneamente aconchegantes. Que mesclasse itens contemporâneos internacionais, com objetos e móveis de grandes artistas nacionais. Pais de uma menina durante a realização da obra, já programavam mais um filho, então necessitavam de quatro suítes, sendo que seria uma para hospedes.
A primeira grande batalha foi conseguir dividir claramente o conteúdo programático em três andares: Pavimento Íntimo, Pavimento Social e Escritório – para isso o arquiteto teve que alterar os dois elevadores sociais do prédio, porque tinham apenas uma saída na cobertura, transformando-a em duas (Intima e Social). Com aprovação do prédio foi possível iniciar a alteração.
No pavimento íntimo ficou apenas a área de serviço, suítes, uma sala intima e uma copa para conforto imediato. No pavimento social, um grande estar dividido em dois ambientes, mais sala de jantar, lavabo, cozinha e um espaço gourmet com uma continuidade muito expressiva para a área de piscina. Já no pavimento do escritório temos também um lavabo e um sundeck com uma vista muito privilegiada para a copas das arvores do Jardim América e Europa.
Uma das principais exigências do prédio era que prevalecesse as esquadrias de madeira que abriam com sistema sanfona, que para o conceito de David Bastos não eram adequadas e por isso foram restauradas todas as portas e janelas alterando o sistema para correr. No estar foi possível aproveitar estas janelas envolvendo-as nos nichos da estante, o que emoldurou a vista da marcenaria como se fossem quadros.
A cozinha longitudinal recebeu um passa-prato que a liga com a copa e posteriormente com a sala de jantar. Foi pensada não só para o dia-a-dia dando praticidade à família, como também para eventos. A bancada vira aparador apenas subindo a guilhotina, mas também para grandes eventos onde a funcionalidade para passar grandes travessas aumenta.
No pavimento inferior optaram por colocar um piso de madeira de demolição de canela retirado de uma fazenda antiga. Este material se destaca no pavimento todo. E para conseguir uma circulação vertical que não ocupasse muito espaço, a opção foi projetar uma escada circular – caracol, em aço corten, tornando-a um marco no projeto.
Os pavimentos superiores misturam revestimento de tecido almofadado das paredes com a lâmina da madeira Nogueira e um piso de travertino romano. Os mármores dos banheiros foram escolhidos tendo em conta gostos particulares dos clientes. Já os lavabos, gourmet e piscina receberam um mármore verde Guatemala que se destaca no projeto.
O grande diferencial deste apartamento é a extrema e complexa obra realizada. Praticamente uma construção do zero.
Arquitetura David Bastos – www.dbarquitetos.com – @dbarquitetos