Um apartamento contemporâneo no centro de Florianópolis – SC – com jeito de casa para viver feliz e receber em grande estilo

Para dar vida aos desejos de morar dos proprietários deste apartamento de 146 m² localizado no centro de Florianópolis, o escritório +2 Arquitetura, dos arquitetos André Manara e Luciana Decker, criou um projeto que privilegia a integração entre os ambientes sociais – sala, cozinha e sacada – trazendo cores e texturas de forma moderna e despojada aos espaços de convívio.

Um piso único foi a escolha para a integração da área comum. “Adotamos um piso marmorizado branco com veios em tons de cinza, criando um pano de fundo para o mobiliário com tons neutros escuros – preto fosco e alto brilho, madeira em tom médio e pastilhas de porcelanato marmorizado na cor preta. Estas tonalidades conferem ao apartamento uma sensação de requinte e aconchego”, explica Manara.

No living um sofá em linho cinza e cortinas de linho e crochê na mesma tonalidade se juntam às poltronas reclináveis em couro marrom e namoradeira na cor Tiffany; as mesas de centros em dois níveis e cores geram um movimento descontraído, reforçado pelos 3 pendentes acima dessas mesas, em alturas e com dimensões diferentes.

A demarcação do living e da sala de jantar fica por conta dos tapetes com textura geométrica. A mesa de jantar com 8 lugares em vidro preto e cadeiras em linho com detalhe pespontado garantem requinte a este espaço, que recebe pendente na cor bronze com lâmpadas de filamento de led. Junto ao ambiente de jantar foi criada uma cristaleira destacada pelo uso de fita de LED e de aparador para apoio.

Entre a cozinha e a sala de jantar foi criada uma bancada revestida em Dekton Kelya, revestimento de alta resistência à variação de temperatura, abrasão e manchas. Na bancada foi instalado cooktop com coifa permitindo o ato de cozinhar integrado ao restante da área comum. Foram utilizadas banquetas Bertoia na cor bronze e assento em couro preto.

A cozinha foi formatada de forma linear a fim de facilitar o seu uso e organiza o fluxo até a área de serviço. Foi adotado MDF liso com tom médio e portas de vidros com perfis na tonalidade bronze. Dois elementos quebram a neutralidade do ambiente: o uso do revestimento de tijolos no fundo dos nichos e um painel com arte visual (em preto e branco) bem alegre.

Junto à sala, a sacada cumpre papel importante de receber as pessoas através da colocação de uma mesa em compensado naval e vidro que parece flutuar preso apenas à bancada de apoio da churrasqueira. As cadeiras, o banco em fibra sintética preta e madeira juntamente com o sofá em tecido próprio para áreas abertas possibilita que até 10 pessoas se reúnam para refeições ou, apenas para curtir a bela vista da sacada do apartamento. Para fechamento da churrasqueira, foi criado um biombo articulado que fecha e pode ser guardado nas gavetas.

O lavabo, ambiente pequeno, mas não menos importante recebeu um olhar especial. Cores escuras no piso e paredes com o uso de porcelanato e papel de parede evidenciou a bancada em porcelanato com cuba esculpida. A iluminação localizada valoriza a dramaticidade do espaço. Reforçando este ar especial, foi usado vaso sanitário preto fosco e metais na cor red gold Deca.

Toda a área interna recebeu piso laminado amadeirado. O corredor de acesso às suítes e escritório foi transformado numa galeria de quadros de diversos tamanhos e modelos com fotografias pessoais do cliente. Para a iluminação do espaço foi adotado trilho com spots direcionáveis o que reforça a ideia de exposição. No fundo do corredor, foi projetado um armário de apoio com portas em espelho a fim de ampliar o ambiente.

A criação do escritório cumpriu requisitos bem específicos: a área de trabalho propriamente dita com bancada e armários em MDF amadeirado e cinza grafite; painel de TV para uso recreativo do espaço; armário para guardar álbuns de fotografia de diversos tamanhos e modelos e espaço para guardar roupas excedentes. Um ponto diferenciado deste espaço é a porta do armário com a impressão da imagem da ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais da cidade.

A suíte de hóspedes recebeu tons neutros e texturas na tonalidade azul na colcha da cama e no papel de parede listado. A cabeceira em veludo tom fendi compõe com a cor do MDF usado no mobiliário. Criados mudos com desenhos diferentes, quadros soltos e espelho grande apoiado complementam a decoração do espaço e reforçam o ar leve e despojado desse espaço.

A suíte da filha adolescente sai do clichê e adota cores neutras e fortes, o que reforça a personalidade da cliente. Detalhes em espelhos, pendentes laterais em cristal reforçam o ar elegante do dormitório. Abaixo da janela, foi criado banco com futon em veludo igual ao usado na cabeceira, e na parte inferior foi usado para sapateira. Os criados mudos são móveis com desenho exclusivo para o quarto.

A suíte principal segue um conceito mais clássico conformada com tons pastéis e tom marrom na marcenaria, colchas, cortinas e cabeceira. Para o tapete foi adotada uma peça com textura geométrica a fim de quebrar um pouco com a rigidez do ambiente. No mesmo ambiente foi criado um espaço de maquiagem com apoio para cosméticos e gavetas para joias com divisor em veludo. Ressaltamos o desenho contemporâneo da cadeira em couro.

No banheiro, mantivemos o conceito dos quartos com o uso de porcelanato marmorizado no piso e nos nichos das áreas molhadas. A bancada em Corian branco com as cubas esculpidas e prateleira superior de apoio conversam com o restante do ambiente e garantem a funcionalidade e beleza do ambiente.

www.maisdoisarquitetura.com.br