Reforma transforma apartamento familiar em Mirandópolis em um lar aconchegante e funcional
Localizado em Mirandópolis, São Paulo, este apartamento de 135m², assinado pela arquiteta Flávia Prata, foi desenvolvido para um jovem casal, que estava saindo do primeiro apartamento, menor, para um imóvel de longo prazo, visando a criação dos filhos. Quando contrataram a arquiteta, o casal já tinha um filho pequeno e a esposa estava grávida do segundo, por isso buscavam um lar que atendesse às necessidades de uma família em crescimento.




O apartamento foi entregue pela construtora no contrapiso, e o ponto de partida do projeto foi a ilha central da cozinha, atendendo a um desejo do casal. A partir daí, foi realizada uma reorganização completa do layout da cozinha e das dependências de serviço, com o objetivo de ampliar e otimizar a circulação. Essa reconfiguração possibilitou a criação de uma ilha funcional e confortável em lâmina sinterizada, ideal para o preparo de refeições. O piso em porcelanato da Portobello se destacou ao ser combinado com os painéis de marcenaria. Um dos pedidos dos clientes foi a criação de uma porta retrátil, que permite integrar os ambientes ou ser fechada para restringir o acesso das crianças à cozinha.




O maior desafio foi ajustar o layout da sala sem remover o caixilho da varanda. Embora a cozinha tenha ganhado mais espaço com a alteração no layout, a sala interna sempre foi pequena em comparação ao restante do espaço. O principal objetivo foi evitar que esse ambiente “sobrasse” no apartamento. Para isso, a arquiteta deu destaque aos painéis de madeira, direcionando o ponto focal para o sofá verde.


Na varanda, os clientes decidiram manter a porta balcão entregue pela construtora, com o intuito de proteger melhor o living durante o uso da churrasqueira. A bancada em granito São Gabriel foi mantida, e a arquiteta aproveitou a tonalidade preta para inserir detalhes escuros em outros pontos do ambiente. Visando criar um espaço de recepção para familiares e amigos, a arquiteta propôs uma mesa para oito pessoas e incluiu um nicho para um bar com adega, próximo à bancada da churrasqueira, conferindo um toque social ao espaço. Mesmo sendo um ambiente distinto da sala, optou por seguir a mesma linguagem do sofá, criando uma sensação de continuidade e amplitude. Por fim, a poltrona foi um pedido especial do cliente, para que pudesse se sentar de frente para as pessoas no sofá.




A iluminação geral foi projetada com foco em lâmpadas PAR20, mesclando pontos de luz indireta para uma iluminação mais aconchegante e difusa. Também foi criada uma sanca iluminada na sala de televisão, proporcionando luz indireta e ajudando a delimitar fisicamente os espaços de estar e cozinha, que estavam integrados. Para a cozinha e churrasqueira, foi proposto um perfil linear de iluminação, proporcionando uma luz difusa que facilita o preparo dos alimentos. Nos nichos da marcenaria, foi dado destaque através da utilização de fitas de LED na cor 2700k.




Para o quarto da filha, o desejo da mãe era criar um refúgio, já que no apartamento anterior ela e o irmão dividiam o mesmo dormitório. O tema “jardim” foi escolhido, e após ver algumas pinturas de uma artista no Instagram, a cliente a contratou para desenhar as paredes do quarto. Para compor o estilo romântico, foi escolhida uma cortina com barra colorida e ponto palito, além de prega Americana. E para equilibrar o ambiente, as paredes pintadas de rosa foram contrastadas com uma parede branca, trabalhada com boiseries de gesso para emoldurar a escrivaninha. O tapete verde, além de complementar o tema, equilibra o rosa do ambiente.




Na suíte do filho, a ideia inicial era seguir o tema esportivo, mas com o tempo os clientes optaram por criar um espaço mais lúdico, inspirado na metodologia montessoriana. O ambiente foi planejado com mobiliário voltado para a criança, além de prateleiras de livros e um espelho com barra acessível, para apoiar seu desenvolvimento. Para preservar o conceito esportivo, os quadros com esse tema foram mantidos, e suas cores ajudaram a definir a paleta do ambiente.




Na suíte master, o objetivo era criar um espaço de relaxamento para os clientes, com uma paleta mais neutra e sem excessos visuais. Na cabeceira, foi utilizado um papel de parede em linho para trazer aconchego, enquanto as diferentes opções de iluminação (com fita de LED e arandela) contribuem para o clima do ambiente. No banho master, a proposta era transformá-lo em um refúgio acolhedor para relaxar ao final de um dia intenso. Para isso, optou-se pelo porcelanato Bianco Covelano, que imita o mármore sem sobrecarregar o ambiente, além de integrar a marcenaria. O painel em L amadeirado na parte interna, protegido por um rodapé alto de 20cm em porcelanato, adiciona acolhimento e melhora a acústica do espaço. O box de vidro piso-teto protege a madeira da umidade do chuveiro.






Flávia Prata – @flaviaprata.arquitetura