Apartamento em São Paulo passou por mudanças para ser prático e integrado, pronto para receber a visita dos filhos e amigos

Com projeto da arquiteta Ana Yoshida, apartamento passou por reforma para se adequar à vida dos moradores. O casal de proprietários, cujos filhos são adultos e não moram mais lá, adoram receber a família e os amigos.

Ligada à sala de jantar, a cozinha ficava toda fechada. “Quebrei parte da parede para abrir o vão para a sala (a parte de baixo da parede foi mantida)”. Essa mureta que restou da parede serviu para fixar a bancada de pedra quartzo da cozinha. A parede em volta do fogão é revestida com porcelanato que imita pastilha. Nas outras paredes foi pintura e do outro é armário, um frontão de madeira no nicho. “Virei o frontão na mesma pedra da pia, que é um quartzo fendi. Usei uma pedra composta, por ser bem resistente e bacana”.

Essa abertura criou uma integração entre todos os moradores. A dona do apartamento gosta de cozinhar para a família e ela se sentia isolada. Então com essa mudança pode integrar todo mundo. Cozinhar e conversar/interagir com quem está pela área social.

Quando fechada, a porta de madeira freijó parece ser um imenso painel revestindo a parede, graças aos frisos no centro e no rodateto, que embute o trilho e acompanha o desenho do gesso das demais superfícies. Essa porta é composta por 3 folhas de MDF revestidas com folha natural de freijó.

Além da integração, os clientes solicitaram à arquiteta Ana Yoshida praticidade. Isso explica o porcelanato branco no piso, o tampo de vidro sobre a mesa branca e o estofado de couro das cadeiras: fáceis de limpar, já que os moradores sempre estão na companhia dos netinhos.

Mesmo assim, as nuances são claras e o contraponto fica por conta do papel de parede, que combina bem com a madeira e outra parede pintada de cor areia. Ele tem textura, dá amplitude e o tom não pesa. “Apesar de já possuir vivacidade, esse ambiente está pronto para receber louças e peças decorativas de quaisquer cores”, explica Ana.

A sala de TV é um recanto de aconchego. A paleta de cores acompanha a da de jantar, tanto que a madeira do painel da TV e desta parede toda também é freijó. O painel tem luz de LED. Junto, fica o rack branco que armazena todos os aparatos para a TV. Da sala para os quartos há um corredor com balizador espelhado.

Antes da reforma, havia 3 quartos, e um deles virou o closet que se uniu à suíte do casal. No quarto, o papel de parede dá o tom para o descanso e combina bem com o freijó da cabeceira e do painel na parede em frente à cama. Os criados foram executados pela Marcenaria Ed Lucas, bem como a cômodas e os nichos abertos e assimétricos.

Os armários do closet são brancos, com portas de puxar revestidas de espelho do lado de fora. O tapete é By Kamy e o pufe de tecido da Ligne Roset. A iluminação é central, boa para as provas de roupa. O banheiro da suíte tem na bancada Quartzo da Pedra Cor. O armário branco é de marcenaria. E o espelho de correr, sai do espaço sobre a bancada e segue até a área do vaso sanitário.

Já o quarto de visitas é o dos netos que adoram andar de bike e, por isso, o toque de cor e diversão. Isso graças aos quadros Maria Pia e as almofadas da by Kamy. O banheiro de visitas tem o mesmo padrão do da suíte: bancada quartzo da Pedra Cor, pastilhas Minor Mox Light na cor branca, da Crystalcor. Sobre o vaso sanitário há um quadro com moldura em espelho.

www.anayoshida.com.br